Dica de Viagem: Natal, Missa do Galo e visita ao Vaticano

Visitar Roma, o Vaticano e assistir a Missa do Galo, celebrada pelo Papa, são alguns dos programas mais desejados pelos católicos de todo o mundo

O Natal está chegando, e não apenas por conta da lembrança anual dada pela Leader Magazine. A maior celebração da religião católica, que marca o nascimento de Cristo, é uma data especial para milhões de pessoas em todo o mundo.

Não são poucos que sonham em passar o Natal no Vaticano e assistir a Missa do Galo, que acontece à meia noite do dia 24 para o dia 25 de dezembro, embora, no Vaticano, a celebração comece a partir das 21h30.

O que é a Missa do Galo

Segundo a lenda, a expressão “Missa do Galo” acontece porque à meia-noite do dia 24 de dezembro um galo teria cantado de maneira muito forte, como nunca antes teria sido ouvido, anunciando a chegada ao mundo de Jesus Cristo.

Desde então, ela vem sendo celebrada em vários pontos do mundo.

 

Como assistir a missa ao vivo

No Vaticano, a missa é celebrada pelo Papa e é possível assistí-la ao vivo. Quem estiver em Roma, pode se dirigir até a Praça de São Pedro (Piazza di San Pietro). e assistir em telões instalados na praça.

Essa é a maneira mais simples, mas, para quem quiser uma experiência mais especial ainda, é possível ver a celebração dentro da Basílica de São Pedro. Provavelmente não será mais possível conseguir um lugar para 2019, mas as dicas valem para qualquer ano.

Assim como para assistir as missas realizadas todas as quartas-feira, para assistir a Missa do Galo é preciso ir até o site oficial do Vaticano (em português) e preencher um formulário específico.

O detalhe importante é que é preciso enviar o formulário pelo correio, com uma carta (em espanhol ou italiano) explicando as razões pelas quais quer participar do evento e citando o nome completo, endereço e telefone de todos que irão na missa.

Pode parecer complicado, mas usando palavras e frases simples é possível obter bons resultados, mesmo com a ajuda do tradutor do Google.

Visite o Vaticano

Já que está em Roma e pretende ir até o Vaticano, não deixe de visitar os Museus Vaticanos e Capela Sistina, mas fuja das imensas filas de turista que se formam todos os dias do ano. Você pode perder até 3 horas em algumas delas (veja as fotos abaixo).

Fila do Vaticano

Fila do Vaticano

 

 

 

 

 

 

 

 

Para não passar por essa verdadeira provação (sob o sol inclemente ou um frio intenso), a dica é comprar os ingressos de maneira antecipada. Com eles você tem acesso a uma entrada exclusiva e sem filas. Faz toda a diferença.

Nossos parceiros Viator (do TripAdvisor) e GetYourGuide oferecem opções de ingressos fura-fila e até mesmo turnês guiadas em português. Basta clicar nos links.

A Capela Sistina é realmente linda e os museus são muito interessantes. Valem cada euro gasto (sem fila, claro).

Dentro do Vaticano

Como chegar

A melhor maneira de chegar até o Vaticano é usando o transporte público. O trânsito de Roma é uma verdadeira confusão e é outra coisa que os turistas devem evitar. Dá para fazer muita coisa a pé ou usando o metrô ou o bonde (parecido com os nossos VLTs, só que bem mais velho).

Bonde: pegue a linha 19 e vá até o ponto final, na Piazza Risorgimento. A caminhada até o Vaticano não dura mais que rápidos 5 minutos;

BannerROTEIROS-blogdoferoli
Aproveite esta e muitas outras dicas de viagem com os nossos roteiros personalizados. Entre em contato e encomende o seu — basta clicar no banner!

Metrô: pegue uma composição da Linha linha A e saia na estação Ottaviano. A caminhada até a Praça São Pedro é um pouco mais longa (10 minutos), mas nada que desanime,

Ônibus: se você optar por enfrentar o trânsito de Roma, as opções são muitas.Há pelo menos três linhas (40, 46 e 64) com pontos bem próximos da Praça São Pedro.

Não tem como errar.

https://i1.wp.com/blogdoferoli.com/wp-content/uploads/2019/05/Travel-Mobile_336x280_BR.png?resize=300%2C250&ssl=1
Não fique desconectado. Clique no banner e ganhe US$ 5 de créditos na sua primeira compra. Presente do Blog do Feroli

O que visitar além do Vaticano

Próximo do Vaticano há uma série de atrações. A melhor delas e o Castelo de Sant’Angelo. Construído no ano 135 e terminado em 139, o castelo foi, entre outras coisas, uma fortaleza usada para defender Roma e, hoje, abriga uma boa coleção de artefatos renascentistas, além de proporcionar uma bela vista da cidade.

Onde comer

Um dos muitos restaurantes próximos do Vaticano e que não são armadilhas para turistas

Há muitos relatos de turistas e de sites que dizem que os restaurantes perto do Vaticano são, em sua maioria, “armadilhas”. Isso não é verdade. Eles podem não ser os melhores da cidade e nem ter os preços mais baratos, mas estão longe de serem espeluncas ou de servirem comida ruim.

Na dúvida, vá no que estiver mais cheio e peça uma pizza. Pizzas são sempre uma escolha segura quando não se tem certeza do que comer.

Pizza: em Roma uma escolha sempre segura

Não vamos dar uma dica apenas, já que todos os que fomos acabaram cumprindo bem o seu papel: alimentar e não deixar o cartão de crédito muito desfalcado.

Roma é uma cidade cheia de história e merece ser visitada com calma. O Vaticano é uma das paradas imperdíveis na agenda de qualquer turista.

RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG

(Onde dormir) O Blog do Feroli é parceiro do Clube Hurb! Reserve aqui neste link sua hospedagem para qualquer lugar do mundo, de maneira rápida e segura. Inclusive, há opção de cancelamento gratuito, sem pagamento antecipado, bem como parcelamento em até 12x e em até dois cartões de crédito!

(Onde alugar carro) Precisa alugar um carro? Na Alamo Car Rental e na Avis Car Rental você consegue parcelamentos em até 12x sem juros no cartão ou 5% de desconto para pagamento no boleto.
(Onde comprar ingressos) Garanta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! Blog do Feroli agora é parceiro do Viator, agência que oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções!

(Seguro viagem) Já contratou o seguro de viagem? Antes de mais nada, faça uma contratação! O Seguros Promo parcela em até 12x no cartão. E com o April Seguros você ganha 10% de desconto na cotação ao usar o código SEGURO10OFF.

(Problemas após a viagem) Teve problemas com o voo ou com perda de bagagens? Entre em contato com a Resolvvi. Ela avalia o seu caso e toma as providências para que você seja ressarcido.

(Chip para celular) Saia do Brasil já com o seu chip com internet ilimitada de verdade! Com nosso parceiro Travel Mobile, você programa o chip do jeito que você precisa! E ainda ganha US$ 5 de crédito na primeira compra para os leitores do Blog do Feroli!

Ao reservar com um parceiro dos nossos links, recebemos uma pequena comissão. E você não paga nada a mais por isso. Mas ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *