Você já deve estar ciente de que se aquecer antes de praticar exercícios físicos é uma excelente maneira de preparar o corpo para as demandas físicas, além de diminuir o risco de lesões, promover a resistência, entre outros benefícios.

Para muitas pessoas, desenvolver a motivação para fazer exercícios já é bastante difícil, mas o fato é que há vários outros elementos que devem ser levados em conta na hora do treino físico. Por exemplo, entre todo o excesso de “coisas” e tempo que podem estar envolvidos em um treino sólido, você nunca deve pular o aquecimento.

Mas a questão que fica é: por que o aquecimento de nossos músculos é tão importante mesmo quando estamos prestes a dar a eles um treino adequado?

A ciência por trás do aquecimento

aquecer

O termo “aquecimento” pode ser entendido de várias maneiras diferentes, desde esticar as pernas brevemente antes do trabalho até uma leve corrida informal de 15 minutos antes do início de uma prática atlética mais pesada. No entanto, a definição do aquecimento, como seu nome já dá a entender, se resume a aquecer os músculos ao reduzir a sua rigidez por meio de movimentos leves antes de uma atividade física rigorosa que está por vir.

O aquecimento do corpo normalmente requer algum tipo de movimento constante, portanto, o aquecimento quase sempre inclui algum elemento do exercício cardiovascular, seja uma corrida curta, um conjunto de passadas para frente e para trás ou alguns esticamentos de pernas. Na prática, esse conjunto de técnicas ajuda a aumentar a frequência cardíaca, fornecendo mais oxigênio aos músculos e órgãos e promovendo um fluxo sanguíneo adicional.

No entanto, o grande problema é que muitas pessoas cometem o erro de apenas se alongar e chamar isso de aquecimento, sendo que alongar e aquecer são duas coisas muito diferentes. O primeiro refere-se ao alongamento dos músculos, o que ajudar a evitar lesões e tensões, enquanto o segundo significa literalmente aquecer o corpo, em termos de temperatura e nível de atividade.

O papel do aquecimento na preparação mental antes das atividades físicas

por que devemos nos aquecer antes da pratica de exercicios fisicos 2

O aquecimento antes da prática de atividades físicas pode envolver algumas flexões rápidas ou algumas repetições leves com halteres, dependendo de qual será sua principal atividade de exercício. No entanto, o que pouca gente sabe é que o aquecimento não é apenas importante para a preparação física, mas também para a preparação mental antes da execução de atividades fisicamente desgastantes.

Quando o corpo aquece, o metabolismo é aprimorado e os níveis de energia aumentam, ajudando na resistência ao treino ou prática esportiva que está por vir. Além disso, existem também algumas alterações químicas e hormonais no corpo que ocorrem como resultado do aquecimento, como um aumento na produção de hormônios que regulam o metabolismo energético e o seu uso pelos músculos. O aumento do sangue e a energia disponível no corpo também pode melhorar a comunicação do sistema nervoso, o que pode aprimorar a eficácia e a duração do seu treino.

Em termos de preparação mental, o aquecimento também pode ajudá-lo a colocar sua “cabeça no jogo” e aumentar a concentração. Vale destacar que, embora o exercício possa ser uma atividade relaxante, ele também requer um certo nível de foco, tanto em termos de atenção aos sinais naturais do seu corpo quanto para garantir que você esteja realizando o treino com segurança e eficiência.

Um período de aquecimento de 10 a 20 minutos aprimora os sentidos e já é suficiente para aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro e deixá-lo mais preparado mentalmente para o que vem a seguir.

Os perigos de praticar atividades físicas sem se aquecer

por que devemos nos aquecer antes da pratica de exercicios fisicos 3

Se você sair pela porta logo de manhã e começar a correr pela rua sem se aquecer, alongar ou se preparar mentalmente, muito provavelmente o seu treino será insatisfatório, curto e potencialmente perigoso. Quando você não aquece, seus músculos permanecem frios e tensos, tornando-os muito mais suscetíveis a entorses e trações.

Além disso, seu sistema cardiovascular seria forçado a sair de uma taxa de repouso para uma taxa de exercício de alta intensidade muito rapidamente, sem a chance de se tornar gradualmente mais ativo. Isso pode ser sentido pelo corpo como um instinto de “lutar ou fugir”, que pode causar uma inundação de hormônios do estresse no corpo, em vez de um aumento normal do fluxo sanguíneo devido à abertura dos capilares.

Mais importante ainda, sua resistência pode ficar muito comprometida sem um aquecimento adequado. Seu corpo pode experimentar um acúmulo de ácido lático mais rapidamente, causando cãibras e fadiga muscular a uma taxa muito mais rápida do que se você tivesse se aquecido adequadamente. Ao aumentar a temperatura do seu corpo (e sangue), seu metabolismo responderá de acordo, fornecendo a energia adicional necessária para que você se exercite mais e mais.

Ou seja, no fim das contas, o ponto principal é que, seja você um atleta profissional ou apenas um simples frequentador de academias, aquecer não é apenas uma boa ideia para o seu corpo, mas um aspecto essencial para um treino saudável capaz de oferecer os resultados desejados.

E você, costuma se aquecer antes de praticar exercícios físicos? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!