Os seres humanos compartilham um vínculo muito especial com os cães, de modo que esse relacionamento é talvez um dos mais interessantes do mundo. De fato, nossos amigos peludos desempenham um papel extremamente importante em nossas vidas. Os cachorros nos animam sempre que estamos tristes, nos ajudam a relaxar diminuindo nossa pressão sanguínea e até protegem nossas casas. Por sua vez, os humanos fornecem aos cães abrigo e comida, mas acima de tudo, companheirismo.

Ao longo dos anos, os seres humanos e seus cães de estimação aprenderam a entender e se comunicar melhor. Muitos donos de cachorros em todo o mundo acreditam que seus animais de estimação podem ler suas expressões faciais, emoções e gestos e, portanto, podem julgar se eles estão felizes, tristes ou com raiva. Tenho certeza de que, em algum momento, você também já percebeu que seu cão foi capaz de saber quando você estava triste ou com raiva e depois mostrou um pouco de amor extra para animá-lo.

Embora seja amplamente conhecido que os humanos podem ler e entender as emoções de seus cães, ainda há muito debate sobre se os cães são capazes de fazer o mesmo. No entanto, na última década, cientistas realizaram inúmeras experiências para entender se os nossos amigos caninos são capazes de reconhecer emoções humanas.

Ao longo desse artigo, nós vamos dar uma olhada em alguns estudos que fornecem evidências interessantes de como os cães reconhecem as emoções humanas.

Expressões faciais e vocalizações

como os caes reconhecem as emocoes dos humanos 1

Os cães são capazes de reconhecer emoções combinando vocalização com visão. Isso significa que eles são capazes de combinar, por exemplo, expressões faciais humanas felizes ou tristes com suas vocalizações associadas.

Recentemente, um grupo de pesquisadores observou como 17 cães de estimação da Inglaterra reconheciam emoções humanas. Neste estudo, cada cão sentou na frente de duas telas, que exibiam a imagem de um ser humano ou de um cachorro que tinha um rosto feliz ou zangado. Mais tarde, essas imagens foram combinadas com sons diferentes, variando de feliz a zangado (sons humanos) a sons agressivos de latidos de cães.

Os pesquisadores descobriram que os cães encaravam suas telas por mais tempo quando eram mostrados sons e imagens complementares (por exemplo, um humano com uma expressão alegre e uma voz animada). Por outro lado, demonstraram desinteresse (ou falta de emoção) quando ouviam um som neutro.

Outro estudo registrou as reações dos cães enquanto eram mostradas fotografias de seres humanos exibindo cada uma das seis emoções humanas básicas (medo, felicidade, raiva, surpresa, tristeza e nojo), juntamente com expressões neutras. Os pesquisadores descobriram que a maioria dos cães se inclinava para um dos lados quando observavam rostos raivosos, medrosos e felizes. Além disso, atividades comportamentais e cardíacas mais altas foram registradas entre os cães quando os humanos expressavam claramente sinais emocionais.

Usando a audição

como os caes reconhecem as emocoes dos humanos 2

Todos nós sabemos que os cachorros são ouvintes perspicazes, especialmente quando se trata de abrir um pacote novo de guloseimas! A ciência, no entanto, sugere que os cães também são capazes de confiar em sua audição para identificar as emoções humanas.

Essa descoberta foi estabelecida por um grupo de pesquisadores que, ao analisar 30 cães, descobriram que eles podiam entender as emoções humanas simplesmente ouvindo-as. Neste estudo, cada cão recebeu uma tigela de comida que foi colocada no centro da sala. Em cada lado da tigela, foi colocado um alto-falante, usado para reproduzir sons humanos não verbais (por exemplo, rindo como um som feliz ou gritando como um som de medo).

Os cientistas queriam ver para qual lado os cães virariam a cabeça, mesmo que os dois alto-falantes tocassem o mesmo som, com o objetivo de identificar em qual parte o cérebro dos cães se baseava para detectar as emoções humanas. Os pesquisadores descobriram que os cães viravam para a esquerda quando escutavam vocalizações tristes e para a direita quando ouviam sons felizes.

Isso faz muito sentido porque os cães geralmente processam sons emocionais relacionados a medo e risco usando o lado esquerdo do cérebro e sons mais calmos com o lado direito.

O papel do olfato

como os caes reconhecem as emocoes dos humanos 3

Todos nós já sabemos que os cachorros têm uma capacidade incrível de detectar bombas e entorpecentes, mas o que pouca gente sabe é que esses animais também são capazes de detectar os sentimentos e as emoções de uma pessoa através do cheiro!

Recentemente, pesquisadores italianos forneceram algumas evidências interessantes de como os cães usam o focinho para cheirar emoções. Este estudo examinou os comportamentos de 31 cães farejando objetos diferentes para saber se eles usavam a narina direita ou esquerda. Isso pode parecer um pouco engraçado, mas qual narina é usada por um cão pode dizer muito sobre como o animal reage emocionalmente a diferentes odores. Da mesma forma, o uso de apenas um lado do nariz diz muito sobre qual parte do cérebro de um cão é usada para identificar emoções.

Aqui, os pesquisadores testaram um total de oito odores (quatro pertencentes a humanos e o restante a cães). Entre os humanos, foram coletadas amostras de suor de indivíduos estressados, com medo, felizes ou em estado neutro. Os cães foram levados para uma câmera de vídeo que ajudou a capturar o comportamento de cada cachorro. A partir disso, os pesquisadores descobriram que os cães usavam a narina esquerda para distinguir situações de medo e estresse entre os seres humanos.

Uma palavra final

como os caes reconhecem as emocoes dos humanos 4

Como você pode ver, o vínculo entre homem e cão é tão forte que ambos são capazes de captar as emoções e sentimentos um do outro. Recentemente, os pesquisadores concluíram que os cachorros são capazes de fazer isso através de três maneiras principais: visão e vocalização, audição e olfato.

Ou seja, em resumo, os cães não são apenas capazes de reconhecer emoções e expressões humanas, mas também são muito bons nisso. Então, da próxima vez que você estiver brincando com seu amigo canino, tente ver se seu companheiro pode ajudar a melhorar o seu humor. No fim das contas, ele deverá ficar muito feliz em contribuir para o seu bem-estar!

Nossos amigos caninos são seres muito especiais, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!