Eu não sei se é a idade que tá começando a me fazer pensar diferente, mas nas últimas semanas eu criei algo dentro de mim por viagens, eu estou literalmente louco, pirado, malucão por viagens. Como se não bastasse viciar em viagens (cujo não tenho dinheiro para fazer, ADM PAGA NOIS) eu acabei me apaixonando por lugares um tanto diferentes como por exemplo a Coreia do Norte… Pois é. Inclusive, recentemente fiz um post falando se é possível viajar para o país Norte Coreano e hoje decidi dar sequência a esse “quadro”, só que dessa vez com Chernobyl, a cidade fantasma.

Eu acabei pesquisando muito sobre o assunto, afinal sempre fui fissurado (de um jeito bom, ok?) pela história de Chernobyl e me veio a cabeça: Será que possível viajar para lá? Será que não é perigoso? É o que iremos descobrir hoje!

e possivel viajar para chernobyl 1

Conhecendo um pouco da História

Chernobyl foi um acidente nuclear que ocorreu entre 25 e 26 de abril de 1986 no reator nuclear nº 4 da Usina Nuclear de Chernobil, perto da cidade de Pripyat, no norte da Ucrânia Soviética, próximo da fronteira com a Bielorrússia Soviética. O acidente ocorreu durante um teste de segurança. Esses testes de segurança eram feitos para simular a falta de energia nas estações, porém nesta madrugada os  sistemas de segurança de emergência e de regulagem de energia foram intencionalmente desligados… Esses erros acabaram causando uma explosão no reator, deixando assim muitas pessoas mortas

Após a explosão a cidade foi rapidamente evacuada, porém muitas pessoas que ali moravam já tinham sido contaminadas com altas doses de radiação e por conta disso, mesmo fora da área, elas chegaram a falecer. A explosão no reator 4 foi o maior acindente nuclear da história e a cidade, hoje conhecida como Chernobyl, está até hoje sem ninguém por conta da radiação… Uma verdadeira cidade fantasma.

chernobyl

É possível viajar para Chernobyl?

Pra começar o post e deixar você ainda mais animado com tudo isso… SIM, é possível viajar para Chernobyl, mas não é lá muito fácil. Para visitar a cidade do acidente você terá que primeiro contratar um empresa qualificada e autorizada para de guiar por lá. Além disso, você receberá um folheto com regras que você não pode quebrar, dentre elas estão: Não tirar fotos de câmeras de segurança, não sentar no chão (bizarro, né não?), não fumar, não beber e nem usar drogas. 

Chegando lá você passará por uma espécie de imigração, onde os militares irão checar seus documentos para ver se você é apto para adentrar no local. Feito isso e com a permissão para você entrar em Chernobyl, chegou a hora de receber um mini aparelho que vai medir sua radiação por todo o passeio e no final é por meio dele que os militares saberão se você está bem ou não.

chernobyl viagem

E é basicamente isso, depois de passar por esses processos, resta apenas aproveitar o passeio e lamentar pelo mair acidente nuclear da história. Mas se eu for lá, eu ficarei com muita radiação no corpo? Não, porque geralmente os passeios são de apenas 1 dia, ou seja, nesse tempo você pegará o mesmo tanto de radiação que pegaria em duas horas de voo. Interessante, não?

Vou deixar o vídeo em que Estevam foi viajar para Chernobul aqui em baixo para vocês poderem assistir. Os vídeos dele são incríveis e eu super recomendo para quem curte viagens:

Mas e aí, o que achou do post? Comente logo abaixo e compartilhe coma aquele seu amigo que quer ir para Chernobyl!