Hoje, dia 3 de dezembro de 2020, é o dia que marca os 72 anos de Ozzy Osbourne. E, obviamente, o Madman dispensa qualquer tipo de comentário, afinal a história fala por si só. Por isso, não vim aqui para ficar falando sobre como ele é relevante para a música ou provar porque ele é um dos maiores nomes da história do Heavy Metal mundial. Queremos apenas prestar uma homenagem a este ícone que já passou por várias coisas ao longo das mais de 7 décadas, das quais podemos destacar algumas polêmicas.

John Michael Osbourne é seu nome de batismo. O britânico do pequeno subúrbio chamado Aston, em Birmingham, veio ao mundo em 1948 e, desde então, estava destinado a mudar o rumo de um estilo musical que se desenvolveu no final da década de 1960 e no início da década de 1970, em grande parte no Reino Unido e nos Estados Unidos.

Também conhecido como o Pai do Heavy Metal, Ozzy teve no Black Sabbath seu trabalho mais marcante e notável, afinal, esta é uma das bandas clássicas de rock mais famosas de todos os tempos. Em seguida, uma carreira solo chegou para coroar uma brilhante carreira. Mas sempre parece haver fôlego para mais, não é mesmo? Chegando ao seu 72º aniversário, Osbourne ainda continua na ativa. E que os Deuses do Rock’N’Roll mantenha isso ainda por muito tempo, mesmo que sua aposentadoria pareça estar cada vez mais próxima. E o mais interessante de tudo é que em seu último trabalho lançado, ele deixa claro que é possível se reinventar e continuar agradando o seu público com sua essência e originalidade. Além disso, neste post eu também menciono o estado de saúde do cantor. Não deixe de conferir!

CURIOSIDADES SOBRE O MADMAN

Ozzy Osbourne está mais do que consagrado. Ao longo da carreira, ele já acumula mais de 100 milhões de cópias vendidas. Claro que essa é uma marca para poucos. Um selo Ozzy Osbourne de qualidade!

Para tornar esse post ainda mais interessante, resolvemos destacar aqui algumas das principais curiosidades a respeito da vida e da carreira do Madman que talvez você não conheça ou já tenha ouvido falar. Idolatrado pelo mundo do rock, o Príncipe já fez coisas que quem não o conhece certamente duvida: de mordida em morcego a polêmica em show no Brasil, iremos conferir alguns ótimos fatos que circundam a vida obscura do rockeiro.

Pai do Heavy Metal

Foi aos 20 anos que Ozzy formou a banda The Polka Tulk Blues Band. Tendo sido ainda nomeada como Polka Tulk e Earth, a banda criada em 1968 junto de Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward passou a se chamar Black Sabbath depois que os integrantes testemunharam um filme de terror homônimo. Isso foi 1963 e certamente foi um dos acontecimentos mais marcantes da história musical do cantor, tendo em vista que as futuras músicas da banda teriam uma temática ocultista e pautada em episódios do terror. Nesse mesmo período, Ozzy passou a ser conhecido como o “Pai do Heavy Metal”.

Morcego

Este é, provavelmente, um dos fatos mais conhecidos e concomitantemente mais mal interpretados da carreira do cantor. No ano de 1982, acontecia um dos episódios mais bizarros já vistos em um show de rock: ao ver que um fã havia jogado um morcego no palco, Ozzy pegou o animal e lhe deu uma mordida no pescoço. O fato pode até não ter chocado tanto os fãs que estavam presentes no local, afinal o clima efervescente do rock’n’roll permitiria até mesmo um ato pra lá de excentrico como esse. Mas, certamente, as coisas seriam explicadas posteriormente. Segundo o cantor, o que o levou a tomar tal atitude foi pensar que aquilo era um brinquedo e não um animal de verdade.

A ação não teve consequências negativas. Ainda bem! Ozzy passou por um tratamento a base de injeções anti rábicas e choques anafiláticos. Este show da turnê de carreira solo pelos Estados Unidos certamente sempre terá seu espaço na história do rock.

72 anos de Ozzy Osbourne o Principe das Trevas completa mais um ano e aqui vai a nossa homenagem 1

Pombo

E não foi só um morcego que Ozzy mordeu. Em uma reunião com executivos da indústria fonográfica, no ano de 1981, ao invés de soltar 2 pombas no ar, em um ato simbólico de comum acordo, ele mordeu e arrancou a cabeça de uma das aves e a jogou em um das secretárias.

Cheirou formigas (aranhas)?

“Eu estava lá e não vi nenhuma formiga. Ele cheirou aranhas. Não existia fila de formigas. Tommy [Lee], Nikki [Sixx] e Ozzy disseram isso, mas estavam drogados. Eu não estava. Só queria pegar um bronze. Só isso, mas eles estavam chapados. O Ozzy cheirou uma aranhinha que estava lá. Eu não ligo pro que os outros caras disseram – não tinham formigas ali […] mas é um detalhe mínimo”.

Estas foram as palavras de Jake E. Lee, guitarrista de Ozzy na época.

Garoto propaganda

Apesar de a relação de Ozzy com os animais não parecer das melhores, o Madman “se redimiu” mais tarde em, pelo menos, duas ocasiões. Em uma, ele representou um smartphone e levantou manifestações em favor dos protetores aos animais. Mais recentementemente, Ozzy Osbourne condenou a crueldade contra gatos, inclusive fizemos um post falando sobre isso. CLIQUE AQUI para conferir!

Ozzy Osbourne condena crueldade contra gatos em anúncio

Polêmica GreXNal em Porto Alegre

E claro que o Brasil não poderia deixar de ser palco de uma das polêmicas de Ozzy. Foi no ano de 2011, em Porto Alegre. O Internacional, time tradicional do Rio Grande do Sul, confeccionou camisetas especiais para homenagear o rockeiro no show na cidade. Mas, em pleno Beira-Rio, o cantor subiu ao palco enrolado na bandeira do Grêmio, maior rival do colorado. Ainda bem que o público encarou o episódio numa boa!

Álbum “The Ten Commandments”

O álbum com edição limitada “Ten Commandments” foi lançado em 1990 pelo cantor, mas mal foi visto pelo público. A compilação de dez faixas (sendo seis faixas da primeira banda de Ozzy Osbourne depois de deixar o Black Sabbath) teve pouquíssimas cópias e não existe em lugar nenhum para ser adquirido.

72 anos de Ozzy Osbourne o Principe das Trevas completa mais um ano e aqui vai a nossa homenagem 30

Ameaçou assassinar sua esposa

Condenamos qualquer tipo de ameaças ou agressões contra mulher e aqui não é diferente. Infelizmente, este é um dos pontos baixos da carreira do Madman: o fato de Ozzy fazer ameaças violentas contra a esposa. A bebida, como sempre, esteve envolvida no episódio. Preso por três meses após a denúncia de Sharon, isto serviu de lição para o cantor e, apesar das crises no relacionamento, eles não se divorciaram. Embora eles tenham se mentido afastados em alguns momentos ao longo do casamento, o casal já está há quase quatro décadas junto.

Tatuagem no rosto

Apesar de possuir algumas tatuagens, Ozzy já chegou a afirmar que nunca tatuaria o rosto. Segundo ele, seu limite “aceitável” a respeito dos desenhos no corpo está neste ponto: “qualquer coisa acima do colarinho deve ser interrompida. Para ser honesto, faz você parecer sujo.”

Recentemente, ele e Post Malone fizeram uma parceria na música Take What You Want, uma das faixas de Ordinary Man, o 12º disco de estúdio da carreira solo, lançado em fevereiro de 2020. Respeito acima de tudo!

“The Osbournes”

Você sabia que Ozzy participou de um reality junto com sua família? Para ser mais preciso, o programa consistia em mostra a nada convencional vida do roqueiro e de sua família. Entre os anos de 2002 e 2005, Ozzy compartilhou seu cotidiano ao lado de sua esposa Sharon e de seus dois filhos Kelly e Jack, tendo em vista que Aimee Osbourne, a filha mais velha do casal, não quis fazer parte do programa. Entre situações reais e roteirizadas, 1ª Temporada de os “The Osbournes” acabou sendo o programa mais visto da história da MTV até hoje.

72 anos de Ozzy Osbourne o Principe das Trevas completa mais um ano e aqui vai a nossa homenagem 27

Mensagens subliminares e o disco “Speak Of The Devil”

As letras polêmicas não são nenhuma novidade na carreira do Príncipe das Trevas, O álbum “Speak Of The Devil” é mais um que possui mensagens subliminares. A capa carrega a inscrição “Olá. ‘Disque para um demônio’, além de um conjunto com gráficos de cemitério e o ‘madman’ defecando em ‘el satanos toiletto’.

72 anos de Ozzy Osbourne o Principe das Trevas completa mais um ano e aqui vai a nossa homenagem 31

Tragédia com amigo

Ozzy passou por uma grande perda também. Randy Rhoads, guitarrista e melhor amigo do cantor, morreu em 1982, aos 25 anos de idade, após o avião em que estava colidir contra um ônibus. E o motivo é bizarro: em turnê, a banda, junto com um piloto, resolveu pegar um dos aviões e fazer voos rasantes perto do ônibus para assustar quem tivesse lá dentro. Pessoas da banda e da equipe participaram da brincadeira e Randy Rhoads acabou sendo vítima fatal após um erro de manobra. Uma das asas da aeronave acabou batendo no topo do ônibus, derrubando-o ao chão e se transformando em uma bola de fogo. Todas as três pessoas a bordo morreram no local.

72 anos de Ozzy Osbourne o Principe das Trevas completa mais um ano e aqui vai a nossa homenagem 28

Brasil citado em sua autobiografia

No histórico Rock in Rio de 1985, Ozzy realizou seu primeiro show após entrar para a reabilitação. À época, músico ainda bebeu. Muito, inclusive. Tanto que chegou a desmaiar ainda no avião.

72 anos de Ozzy Osbourne o Principe das Trevas completa mais um ano e aqui vai a nossa homenagem 29

Mais curiosidades…

  • “A Vida de Brian”, de Monty Python, é seu filme favorito.
  • É fá de Johnny Cash.
  • Sua cidade favorita é Portofino, Itália.
  • Um de seus hobbies é pintar
  • É fã de teorias da conspiração.
  • Odeia estar atrasado.
  • Não costuma cozinhar, mas gosta de fazer batatas fritas.
  • Não é favor de organizações religiosas.
  • Não é de discutir e não gosta de pessoas que o fazem o tempo todo.
  • Toma banho pelo menos duas vezes ao dia.
  • Detesta anchovas
  • É um pouco hipocondríaco.
  • Nunca viu “The Osbournes”
  • Não gosta de barcos
  • Não gosta de ir às compras com Sharon.
  • Ainda sente vontade de beber, mas tem consciência do que isso certamente acarretaria
  • Costuma fazer e é até mesmo viciado em exercícios físicos
  • Tem mais amigas mulheres do que amigos homens
  • Seus dois últimos dois de estúdio foram gravados em sua própria casa.
  • Tem um terrível medo de palco

VIVA OS 72 ANOS DO MADMAN

72 anos de Ozzy Osbourne o Principe das Trevas completa mais um ano e aqui vai a nossa homenagem 20 72 anos de Ozzy Osbourne o Principe das Trevas completa mais um ano e aqui vai a nossa homenagem 18 72 anos de Ozzy Osbourne o Principe das Trevas completa mais um ano e aqui vai a nossa homenagem 2172 anos de Ozzy Osbourne o Principe das Trevas completa mais um ano e aqui vai a nossa homenagem 19 72 anos de Ozzy Osbourne o Principe das Trevas completa mais um ano e aqui vai a nossa homenagem 16 72 anos de Ozzy Osbourne o Principe das Trevas completa mais um ano e aqui vai a nossa homenagem 9 72 anos de Ozzy Osbourne o Principe das Trevas completa mais um ano e aqui vai a nossa homenagem 7 72 anos de Ozzy Osbourne o Principe das Trevas completa mais um ano e aqui vai a nossa homenagem 6 72 anos de Ozzy Osbourne o Principe das Trevas completa mais um ano e aqui vai a nossa homenagem 5 72 anos de Ozzy Osbourne o Principe das Trevas completa mais um ano e aqui vai a nossa homenagem 2 72 anos de Ozzy Osbourne o Principe das Trevas completa mais um ano e aqui vai a nossa homenagem 3 72 anos de Ozzy Osbourne o Principe das Trevas completa mais um ano e aqui vai a nossa homenagem 8 72 anos de Ozzy Osbourne o Principe das Trevas completa mais um ano e aqui vai a nossa homenagem 14 72 anos de Ozzy Osbourne o Principe das Trevas completa mais um ano e aqui vai a nossa homenagem 15 72 anos de Ozzy Osbourne o Principe das Trevas completa mais um ano e aqui vai a nossa homenagem 12 72 anos de Ozzy Osbourne o Principe das Trevas completa mais um ano e aqui vai a nossa homenagem 10 72 anos de Ozzy Osbourne o Principe das Trevas completa mais um ano e aqui vai a nossa homenagem 11 72 anos de Ozzy Osbourne o Principe das Trevas completa mais um ano e aqui vai a nossa homenagem 50 72 anos de Ozzy Osbourne o Principe das Trevas completa mais um ano e aqui vai a nossa homenagem 22 72 anos de Ozzy Osbourne o Principe das Trevas completa mais um ano e aqui vai a nossa homenagem 23 72 anos de Ozzy Osbourne o Principe das Trevas completa mais um ano e aqui vai a nossa homenagem 24 72 anos de Ozzy Osbourne o Principe das Trevas completa mais um ano e aqui vai a nossa homenagem 25 72 anos de Ozzy Osbourne o Principe das Trevas completa mais um ano e aqui vai a nossa homenagem 26

Ozzy Osbourne on 50 years of Black Sabbath | GQ Men Of The Year 2020

O vencedor do prêmio GQ Men of the Year 2020, Ozzy Osbourne, nos deleita com contos do passado, petrificado com o clássico cult The Exorcist, sua paixão por questões ambientais e gravando o primeiro álbum do Black Sabbath em 1970.

Veja também: