Curiosidades

Por que a língua do gato é áspera?

A língua do gato é áspera, e quem já levou uma lambida de gato sabe bem disso. Mas por que a língua do gato tem esse aspecto de lixa? Se você tem gato em casa, talvez já tenha tido a sorte de ganhar uma lambida do bichano. É algo raro de acontecer, já que são normalmente os cachorros os mais adeptos à prática. Tanto que nós, humanos, já estamos acostumados aos “beijos” molhados e macios dos cães. Por outro lado, as lambidas dos gatos geralmente são ásperas, como se fossem dadas por uma lixa. A diferença está no fato de a língua dos gatos esconder em seu interior um segredo que faz dela algo realmente especial.

O Tediado resolveu investigar os motivos pelos quais a língua dos gatos é tão áspera, e estamos ansiosos para dividir com você tudo o que descobriu sobre o assunto.

1 – A língua felina é áspera porque suas papilas são feitas de queratina

Por que a língua do gato é áspera? 1

Todo mundo sabe que os gatos gostam tanto de limpeza quanto de dormir. E para executar bem a tarefa do asseio, eles recorrem à sua peculiar língua. Quando observamos de perto a língua felina, vemos que ela é coberta por saliências. Na verdade, o que cobre o órgão é uma estrutura muito mais complexa. Estamos falando das papilas gustativas chamadas filiformes. Ao contrário das humanas, elas são de queratina.

A queratina é o material que forma nossas unhas. E como elas, as papilas gustativas dos bichanos também são ao mesmo tempo flexíveis e firmes. Além disso, elas têm uma forma de um gancho ou espinho. É por isso que, quando um gatinho nos dá uma lambida, temos aquela sensação de carinho áspero.

2 – Ela foi desenvolvida para uma limpeza eficaz

Por que a língua do gato é áspera? 2

Uma pesquisa científica recente descobriu que as papilas filiformes dos gatos, além de curvas como ganchos, são ocas. Esta particularidade permite que a língua recolha a saliva da boca e a espalhe pela pelagem do animal, promovendo uma limpeza profunda.

Para facilitar a compreensão, podemos dizer que a língua do gato funciona como um pente ou uma escova inteligente. As papilas cheias de saliva conseguem penetrar nas duas camadas de pelo do animal, desfazendo nós, eliminando parasitas e fios soltos. Não é à toa que a pelagem dos nossos bichanos costuma ser tão sedosa, sem maus odores.

3 – Sem falar que cada lambida ajuda o gato a se refrescar

Por que a língua do gato é áspera? 3

Considerando que um gato pode passar até 24% de seu tempo “penteando” os pelos, os especialistas se perguntaram se tal comportamento atende também a outras necessidades.

O mesmo estudo mencionado anteriormente conseguiu provar, por meio de imagens térmicas, que a grande quantidade de saliva depositada pelo animal na pele a cada lambida, ajuda a manter o frescor e o equilíbrio da temperatura corporal.

4 – Pesquisadores tentam imitar as características da língua felina para fabricar escovas inteligentes

Por que a língua do gato é áspera? 4

Especialistas analisaram a língua de seis espécies diferentes de felinos. E em todos os casos, as descobertas foram bem similares. A língua do leão funciona da mesma maneira que a de um gatinho doméstico. Uma obra de “engenharia” tão fantástica não poderia passar despercebida pela ciência: pesquisadores logo passaram a desenvolver uma escova 3D com propriedades tão fascinantes e práticas quanto as da língua dos gatos.

A escova em questão se chama TIGR (a sigla vem do inglês, Tongue-inspired grooming, algo como “escovação inspirada na língua”). Ela imita de maneira artificial as papilas felinas. Os criadores do produto esperam utilizá-lo para aplicar medicamentos e loções diretamente na pele dos gatos, evitar a formação de nós na pelagem e até eliminar possíveis agentes alérgenos. E para aquelas pessoas que amam os gatinhos, mas detestam a grande quantidade de pelos por eles liberada, a TIGR consegue ainda ajudar a acabar com a presença deles, no sofá.

Que outros aspectos dos gatos despertam sua curiosidade? Há algo sobre eles que você gostaria de saber com mais profundidade? Como é sua relação com os felinos? Comente!

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários