A bênção do perdão

A bênção do perdão

O perdão é uma solução que muda a realidade e transforma a raiva e, portanto, padrões ultrapassados ​​de pensamento e comportamento. Ele o liberta da interminável armadilha de vingança e retribuição, para que você possa experimentar mais alegria e conexão.O perdão é uma liberação apaixonada do desejo de punir alguém ou a si próprio por um erro. É um estado de bênção no qual nada pode ser feito ou fingido pela força. Não há atalhos nisso. Alguns de meus clientes que querem ser “espirituais” tentaram perdoar aqueles que os apunhalaram emocionalmente no estômago. Isso não é possível dessa maneira. Primeiro, você deve sentir raiva antes de perdoar.

A vingança é um desejo apaixonado de compensar aqueles que fizeram algo errado. É natural sentir raiva, dizendo: “Não vou deixar … escapar”, seja o que for. Mas a vingança o reduzirá ao seu pior, sentirá pena do mesmo nível daqueles que fizeram algo errado. Além disso, a vingança aumenta os níveis de estresse e diminui a imunidade e, portanto, a boa saúde. 

Obviamente, se alguém bater em você com um chicote, você terá o impulso de bater, que é a causa das guerras. Mas, para se desenvolver pessoalmente e como espécie, precisamos resistir ao desejo irresistível de vingança e procurar maneiras de aceitar o mal de uma maneira mais positiva (avançada).

Isso não significa martírio, mas simplesmente uma recusa em reagir de maneira destrutiva. 

Confúcio disse: “Antes de se vingar, cave dois túmulos”.

Se adentramos na mitologia temas de vingança e perdão são muitos predominantes. Em muitas histórias, lemos sobre assassinato, loucura, caos e punição, todos tipicamente motivados por vingança. A adequação da vingança é posta na motivação. Visto principalmente entre Deus e o homem através das leituras, a vingança de homem contra homem também foi demonstrada também, principalmente através da Ilíada. A vingança ocorre de várias formas, variando de assassinato a implementação de obstáculos desnecessários na vida de alguém temos vários exemplos como  ( a vingança de Poseidon contra tempestades fortes na Odisseu ou a fome de Deméter após a perda de sua filha). O perdão, a contraparte da vingança, também é demonstrado fortemente em toda a mitologia grega. A escolha do perdão geralmente exala uma forma diferente de motivação, na qual geralmente é encorajada por posições morais. por suas ações. A adequação da vingança e do perdão é discutível, no entanto, cruzando caminhos sob circunstâncias únicas, essas duas ações são exibidas por deuses e mortais. 

Em todas as leituras, vemos muitos exemplos de vingança de deuses e humanos. Muitas vezes, quando a vingança é realizada por alguém, também existe outro ato para compensar a ação de vingança original. Mais uma vez, isso volta a demonstrar a teoria original de olho por olho, basicamente significando que se você matar ou machucar alguém da minha família ou perto de mim do que alguém da sua família ou perto de você será morto ou machucado. Para cada ação de vingança, uma igual será correspondida. A justificativa para a punição geralmente vem de uma ação inicial, como o assassinato da família. Nesse caso, a vingança é apropriada porque é uma forma de justiça para aqueles que foram mortos.

Esta versão “dê a sua outra face”, que recomendo, é uma oportunidade de fazer o seu melhor, respeitando especialmente o que é importante para você. Certamente é difícil, a princípio, ver você se afastar facilmente (leia: sem o seu castigo). Sim, sua esposa te deixou pelo instrutor de ioga. Sim, seu colega traiu você para ajudar os outros. Em tais situações, sempre confio no poder do carma (causa-efeito), ou seja, mais cedo ou mais tarde tudo volta como um bumerangue

“A melhor vingança é seu sucesso, felicidade e triunfo por não dar aos outros a chance de arruinar sua paz de espírito”.

O perdão refere-se ao executor, não à ação. Não para insultar, mas para ferir os feridos. Isso não significa que você deve semear o ofensor ferido com compreensão e compaixão. Claro que você quer se salvar para ele. No entanto, a uma distância segura, você pode tentar perdoar o sofrimento consciente ou subconsciente que motiva as pessoas a agir. A transformação apaixonada da raiva é um ato de paz que merece a respiração necessária.

Exercício para experimentar perdão – não maior que a raiva

1. Identifique a pessoa com quem está com raiva. Comece com alguém mais baixo na sua lista, não com seu pai alcoólatra furioso. Você logo sentirá o gosto do perdão, após o qual poderá assumir alvos um pouco mais complexos.

2. Seja honesto com seus sentimentos. Converse com seus amigos, o terapeuta, outras pessoas de apoio, mas admita sua raiva. Também recomendo anotar seus sentimentos em um diário para deixar de lado a negatividade. Depois, decida se você precisa levantar a questão com alguém ou não.

3. Comece a perdoar. Mantenha essa pessoa / objeto claramente diante dos seus olhos. Então pergunte a si mesmo: “Que omissões emocionais fizeram com que essa pessoa se comportasse comigo? O que poderia ter acontecido com ele em sua vida que o fez se comportar assim?”. É isso que você pode começar a perdoar. Não recomendo iniciar a terapia para essa pessoa, mas sim tentar simpatizar pela escuridão emocional e pelo coração frio dessa pessoa.

Abaixo estão algumas maneiras pelas quais o perdão pode funcionar em diferentes situações em que você tem o direito absoluto de ficar com raiva. Isso lhe dá a oportunidade de criar um melhor conjunto de ferramentas mentais se você começar a confrontar outra pessoa ou não.

Um bom amigo se comporta sem pensar, ele teve um dia ruim. Lembre-se, ninguém é perfeito. Você pode deixar o incidente passar. Se você mencionar isso para ele, não deixe que isso inche em um grande tópico. Apenas deixe seu amigo, tente perdoá-lo.

Um colega usa suas idéias para mergulhar. Primeiro, verifique se essa situação vale a pena mencionar ao seu chefe ou departamento de recursos humanos e evite confiar nele, publicando suas idéias. Você pode começar a perdoar um colega por sua ganância, insegurança, dignidade, que ele não pôde deixar de cair tão baixo a ponto de roubar suas idéias.

Sua sogra é exigente ou precisa de algo de você o tempo todo. Crie limites benevolentes, mas firmes, para que você possa fazer concessões. Além disso, tenha piedade da insegurança como causa de suas exigências, talvez por medo de ficar sozinho, envelhecer, ficar de fora do círculo familiar ou não ser ouvido. Isso suaviza a reação a ele.

Você sofreu violência ou incesto na infância. A cura da violência física e mental requer uma tremenda compaixão por si mesmo e pelo apoio das vítimas de violência, familiares ou terapeuta.

 Depois de atingir o estágio de seu desenvolvimento para perdoar o agressor, você precisa limpar a ferida abrindo-a primeiro, entender a extensão e a profundidade do sofrimento e só então poderá começar a ver os motivos do agressor para cometer o ato. Não é necessário desculpar o perpetrador, entendendo-o, nem voltar constantemente ao ato, mas perceber até que ponto a pessoa é emocionalmente desmontada, até que ponto ele precisa de imensa compaixão para ajudá-la no caminho da libertação.

O perdão é uma solução que muda a realidade e transforma a raiva e, portanto, padrões ultrapassados ​​de pensamento e comportamento. Ele o liberta da interminável armadilha de vingança e retribuição, para que você possa experimentar mais alegria e conexão. O perdão faz mais por você do que qualquer outra coisa, porque o libera da negatividade e permite que você siga em frente. O perdão pode não eliminar completamente a raiva, mas oferece uma oportunidade de sentir sua verdadeira magnitude e valor.

Blessed be ..

Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem




Deixe seu comentário