VALENTE NÃO É QUEM TEM CORAGEM, VALENTE É QUEM NÃO TEM MEDO

VALENTE NÃO É QUEM TEM CORAGEM, VALENTE É QUEM NÃO TEM MEDO

Das diversas autossabotagens que nos fazem fracassar, o MEDO consegue superar todas elas, o medo é paralisante e não há nada pior para uma trajetória do que aquele que PARA. Este artigo vai mostrar que deveríamos ter medo de ter medo.


Nos dias atuais o que mais vemos são pessoas desistirem! A cobrança vem de todos os lados, a família te cobra, seu chefe te cobra, a escola te cobra, a vida te cobra e agora tem o agravante das redes sociais que também te cobra. Diante de tanta expectativa o mais comum é recuarmos, assustarmos, afinal o medo nasce justamente do temor de decepcionar, ou horror ao fracasso iniciado pelo temor de decepcionar . O grande vilão é o medo do desapontamento e através deste sentimento inicial surgem uma sequência de tantos outros negativos.

O que muitos não sabem é que justamente este medo é que o faz fracassar e consequentemente desapontar, decepcionar. Para provarmos ao mundo que somos bons acabamos não sendo nada. Notem que os grandes vencedores só venceram quando param de se preocupar com a possibilidade de dar errado, com a possibilidade de desapontar.

O medo vem de várias formas para destruir nossos planos. Faça uma lista de todos os seus medos e veja quantas páginas essa lista renderá. Temos medo de casarmos e de ficarmos solteiros, medo de permanecermos em um emprego ruim e medo de perdermos este emprego ruim, medo de termos filhos, medo de perdermos os filhos, medo do desconhecido, medo também do que é conhecido, medo de viver e ao mesmo tempo temos medo de morrer. O que não percebemos é que o medo nos mata em vida, você suicida seus sonhos quando tem medo deles.

Quando mais nova eu ​​me lembro que tinha muito medo de sair de perto da minha mãe, filha única eu sempre fui dependente física e afetivamente e esse medo fez com que eu optasse por uma faculdade na cidade mais próxima para conseguir voltar para casa todos os dias . Contudo, era uma sede nova e não tinha o curso de psicologia que eu tanto queria fazer e por medo de precisar ir para uma cidade maior, longe da minha mãe, eu escolhi Direito que era um dos poucos cursos que a faculdade fornecia naquela sede. Observem o que o medo me levou a fazer, eu estudei cinco anos um curso que não era minha vocação por MEDO de sair de casa.

Ainda nesse pacote eu acabei formando e não buscando meu próprio caminho, minha própria casa, minha vida independente, por ter tido justamente medo de ser dependente. Parece desconexo, mas é assim que acontece, eu não tinha medo de ter minha casa, de ter uma carreira bem sucedida, de deslanchar na vida e ter a casa da minha mãe apenas como um lugar de aconchego e amor que eu pudesse visitar. Não era isso! O medo paralisante era justamente de não conseguir alcançar isso, a mente humana é sabotadora e o medo é a maior armadilha que ela nos prega. Por medo de ser incapaz de me prover e ser independente eu acabei ficando dependente e desprovida por anos e isso poderia se estender enquanto ainda houvesse medo.

Hoje, com 30 anos, eu sai da casa da minha mãe para morar de aluguel, não busquei minha casa própria, estou cursando psicanálise e certa forma abandonei a advocacia por não ter paixão pela carreira. Olha como TUDO poderia ter sido diferente se o medo tivesse sido silenciado quando eu ainda era uma menina ingressando na faculdade.

Precisamos lutar todos os dias para calar o medo que pia em nossa cabeça como um diabinho conselheiro. Geralmente o medo vem disfarçado de SERÁ , preste atenção nos sinais: Será que isso vai mesmo dar certo? Será que não vou me arrepender? Será que não é tarde demais para começar? Será que não é cedo demais para começar? DESTRUA O SERÁ DA SUA VIDA! O será, o talvez, a DÚVIDA vêm do medo . A dúvida é o medo tentando confundir. Não tenha dúvida, faça!

Já percebeu quantas vezes sofremos com medo de coisa ruim acontecer, antes mesmo de acontecer? Muitas, se não todas! Você sofre horrores por medo de sofrer algo que supõe acontecer e pode ser que nem aconteça. Além disso, caso ocorra a fatalidade pode ser que a tal dor, que você já antecipou, não seja tão ruim assim. Espere a morte acontecer para então entrar no luto, não tenha medo de algo futuro , isso é masoquismo, autopunição, flagelamento. Chega!

O medo te pune por uma coisa que ele próprio criou na sua cabeça, não podemos ser reféns do medo. Quando nos entregamos a ele ficamos à deriva, jogamos a toalha, abandonamos o barco, PARALISAMOS . Não precisamos morrer para conhecer a morte, o medo nos apresenta a morte em vida. A morte dos sonhos, dos planos, das trajetórias de sucesso, dos empregos, morte das famílias que se dilaceram por medo de serem infelizes quando já são pelo simples fato de sentirem medo.

Ir contra ao medo é característica dos valentes
, é uma batalha diária, todos os dias de várias formas somos surpreendidos com um temor que vem sabe-se lá de onde e se instala na nossa mente e todos os dias temos que ser valentes para vencermos e silenciarmos esses sentimentos amedrontadores.

A notícia boa é que o medo desiste de quem desiste dele. Sim, com o tempo ele perde força e fica cada vez menos reincidente e você se torna um destemido, um vencedor, aquela pessoa que a maioria não entende como consegue ter tanto sucesso, muitos atribuem sua magnitude a sorte, mas o segredo eu revelo agora : você venceu o medo e se tornou valente e o valente passa a ter “sorte” na boca dos que têm medo .

Então é isso, caro leitor, peço que absorvam essas palavras um pouco duras, peço que não tenham medo delas (risos) e peço também que compartilhem essa mensagem para que cumpra a sua missão ajudando a mais medrosos se tornarem valentes.

Deixe seu comentário