google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

TOP 10 FILMES COREANOS DA HISTÓRIA DO CINEMA


Não houve caso nenhum, nas listas propostas até aqui, onde os grandes filmes de um país ficassem compreendidos em um curto espaço de tempo. Após a lista de hoje pronta, fica a ideia de que o cinema coreano surgiu nos anos 2000, o que não é verdade.

Mas é louvável a evolução do cinema coreano, tanto em qualidade quanto reconhecimento. Se olharem na internet, verão que de maneira geral, todos os sites do mundo seguem este mesmo caminho, no máximo, começando a lista em 1998 ou 1999. Para fazer diferente, assisti mais de 50 filmes, tentando aumentar o intervalo. Vi vários clássicos, mas confesso que nenhum foi digno de entrar num top 10. 

O cinema coreano é tão antigo quanto o cinema. Lá em 1919, precisamente, no dia 27 de outubro, que ficou conhecido como o Dia do Cinema Coreano a partir de 1962. O primeiro longa-metragem foi lançado no final de 1923, "The Vow Made below the Moon", dirigido por Yoon Baek-Nam. 


Após décadas com a produção bem minguada, Era de Ouro do Cinema teve mais de  20 anos para mostrar ao mundo que conseguiam fazer um bom cinema. Curiosamente, o único filme deste período que compreende as décadas de 50 a 70, e que está na nossa lista, "Hanyo, a Empregada" (1960), não se encontra nem no top 10. 

Porém, durante essa época, o cinema sul-coreano sofreu fortes censuras e cineastas poderiam ir para a prisão, caso seu trabalho não fosse leal à ideologia do governo da época. A Era de Ouro terminou na década de 1970 sob a ditadura Yusin, também conhecido como Quarta República da Coreia, em que os sul-coreanos estavam sob o regime autoritário do Presidente Park Chung-hee.

A verdade é que a evolução cinematográfica dos anos 2000 para cá é gritante, superando a maioria do cinema recente de outros países. É o "Novo Cinema Coreano” reinando e Parasita foi a coroação inédita de um período que será difícil de esquecer.

E prepare-re para a maior jornada emocional cinematográfica de sua vida. O cinema coreano é forte, poderoso e sabe como atingir suas emoções de forma contundente. É impossível assistir a esta lista e sair a mesma pessoa.

Boa sessão:


➤Direção: Park Chan-wook

Oh Dae-su (Choi Min-sik) é um homem comum, bem casado e pai de uma garota de 3 anos, que é levado a uma delegacia por estar alcoolizado. Ao sair ele liga para casa de uma cabine telefônica, para logo em seguida desaparecer, deixando como pista apenas o presente de aniversário que havia comprado para a filha. 

Pouco depois ele percebe estar em uma estranha prisão, onde há apenas uma TV ligada, no qual ele recebe pouca comida e respira um gás que o faz dormir diariamente. Através do noticiário da TV ele descobre que é o principal suspeito do assassinato brutal de sua esposa e sem ter outra opção, ele passa a se adaptar à escuridão de seu quarto e a preparar seu corpo e sua mente para sobreviver à pena que está sendo obrigado a cumprir sem saber o porquê.


Direção: Bong Joon-ho

Na beira do rio Han moram Hie-bong (Byeon Hie-bong) e sua família, donos de uma barraca de comida no parque. Seu filho mais velho, Kang-du (Song Kang-ho), tem 40 anos, mas é um tanto imaturo. A filha do meio é arqueira do time olímpico coreano e o filho mais novo está desempregado. 

Todos cuidam da menina Hyun-seo (Ko Ah-sung), filha de Kang-du, cuja mãe saiu de casa há muito tempo. Um dia surge um monstro no rio, causando terror nas margens e levando com ele a neta de Hie-bong. É quando, em busca da menina, os membros da família decidem enfrentar o monstro.


➤Direção: Park Chan-wook

Sang-hyun é um padre que acredita que a vida é preciosa, torna-se voluntario de um projeto secreto de desenvolvimento de vacinas para ajudar a salvar vidas a partir de um vírus mortal. Mas, durante o experimento, ele é infectado com o vírus e morre. Quando recebe uma transfusão de sangue de paradeiro desconhecido, ele volta à vida mas se torna um vampiro. Sang-hyun está agora dividido, entre o desejo carnal por sangue e sua fé, que o impede de matar.


Direção: Jee-Woon Kim

Existe um psicopata sanguinário à solta na Coreia do Sul. Jang Kyung-chul (Choi Min-sik) mata qualquer pessoa para obter carne humana, sem piedade por mulheres grávidas ou bebês recém-nascidos. A polícia tenta capturá-lo há décadas, sem sucesso. 

Quando a noiva de Soo-hyun, um agente secreto, é assassinada por este homem, o agente decide procurar sozinho pelo responsável. O encontro entre os dois homens ocorre rapidamente, mas Soo-hyun decide que a morte não é suficiente: será preciso torturá-lo, muitas vezes, para que o outro aprenda todo o mal que causou.


Direção: Yoon Je-kyoon

Assustado com o período de Guerra na Coreia, para qual seu pai é chamado à lutar, um menininho faz um voto: cuidaria para sempre da sua família. Depois do desaparecimento do pai durante o conflito, o rapaz assume essa responsabilidade e cria uma família que, 60 anos depois, ainda está debaixo desta promessa que fizera ao pai. Ele passa de tudo, das minas de carvão da Alemanha à Guerra do Vietnã.


➤Direção: Park Chan-wook

Coreia do Sul, anos 1930. Durante a ocupação japonesa, a jovem Sookee (Kim Tae-ri) é contratada para trabalhar para uma herdeira nipônica, Hideko (Kim Min-Hee), que leva uma vida isolada ao lado do tio autoritário. Só que Sookee guarda um segredo: ela e um vigarista planejam desposar a herdeira, roubar sua fortuna e trancafiá-la em um sanatório. Tudo corre bem com o plano, até que Sookee aos poucos começa a compreender as motivações de Hideko.


Direção: Yeon Sang-ho

Em um trem de alta velocidade com destino à cidade de Busan, na Coréia do Sul, um vírus misterioso que transforma as pessoas em zumbis acaba se espalhando de maneira devastadora. A cidade de destino da locomotiva conseguiu com sucesso se defender da epidemia, mas até chegar lá eles deverão lutar pelas suas sobrevivências.


Direção: Na Hong-jin

Um vilarejo pacífico começa a testemunhar assassinatos cruéis cometidos pelos moradores. Os criminosos parecem estar fora de si, e as autoridades pensam que talvez tenham consumido cogumelos venenosos. No entanto, o inspetor de polícia Jong-Goo (Kwak Do-Won) suspeita que os casos tenham uma origem sobrenatural, ligada a um forasteiro que acaba de chegar ao local. Enquanto investiga o homem suspeito, percebe que sua filha pode ser vítima do ataque.


➤Direção: Jang Hang-jun

O jovem Jin-Seok, é um grande admirador de tudo que o seu irmão mais velho Yoo-Seok faz. O cara é realmente um ser a se espelhar, bom nos esportes, nos estudos, no trabalho, impecável até ser sequestrado. Após 19 dias de sofrimento e angústia, eis que Yoo retorna diferente e apenas Jin percebe e faz de tudo para descobrir o que aconteceu de verdade com o seu amado irmão neste meio tempo.


Direção: Bong Joon-ho

Toda a família de Ki-taek está desempregada, vivendo em um porão sujo e apertado, mas uma obra do acaso faz com que ele comece a dar aulas de inglês a uma garota de família rica. Fascinados com a vida luxuosa destas pessoas, pai, mãe e filhos bolam um plano para se infiltrarem também na família burguesa, um a um. No entanto, os segredos e mentiras necessários à ascensão social custam caro a todos.


Direção: Kim Ki-Young

Professor de piano casado, pai de dois filhos, rígido e moralista sucumbe aos encantos da recém-contratada empregada doméstica. O relacionamento do chefe da casa com a instável jovem acaba se transformando num drama que afeta toda a família, com terríveis consequências para todos.
Refilmado em 2010 por Im Sang-soo em A Empregada.

Direção: Lee Hyun-seung

Eun-joo, ao mudar-se da casa conhecida como 'Il Mare', deixa um cartão de natal para o eventual novo morador, em 1999. Neste cartão ela pede para que este novo proprietário envie para sua nova casa a correspondência recebida em seu nome. Em 1997, Sung-hyun, o primeiro proprietário de 'Il Mare', encontra o cartão de natal de Eun-joo. Pensando ser uma piada, Sung-hyun envia-lhe uma carta lembrando-a que estão em 1997 e não em 1999. Percebem então que estão separados por dois anos no tempo, mas que podem se comunicar através da caixa de correio.

Filme coreano original que serviu de molde para o remake americano chamado "A casa do lago"

Direção: Park Chan-wook

Ryu (Shin Ha-Kyun) é surdo-mudo. Sua adorada irmã precisa com urgência de um transplante de rim. Na ausência de doadores compatíveis, Ryu recorre ao mercado negro, mas é trapaceado e perde todas suas economias, bem como o próprio rim. Ryu então é convencido por sua namorada a sequestrar a filha de 4 anos do empresário Dong-Jin (Song Kang-Ho) para custear a cirurgia de transplante. Mas o sequestro não funciona como esperado: a irmã de Ryu se suicida e a menina raptada morre afogada. Sem outros motivos para viver, Dong-Jin e Ryu vão preparar implacáveis planos de vingança um contra o outro.

Direção: Bong Joon-ho

Em 1986, na Coreia do Sul, uma jovem mulher é encontrada morta, com marcas de tortura. Os detetives Park Doo-Man e Cho Yong-koo ficam responsáveis pelo caso, o segundo assassinato de uma mulher na cidade. Sem avançar na investigação, os dois não apresentam qualquer suspeita e terão de trabalhar com outro detetive, Seo Tae-Yoon, que está convencido de que é um caso de assassinatos em série. Quando uma terceira mulher é vítima do serial-killer, os detetives começam a encontrar pistas que os levarão até o assassino.

 Direção: Jee-Woon Kim

Duas irmãs voltam para casa após passar um tempo em um internato. Elas são recebidas de braços abertos pela madrasta, que logo depois se mostra uma mulher cruel. Aos poucos, acontecimentos perturbadores vão deixar os nervos à flor da pele. Todos escondem um mistério horripilante. Há outras almas presentes no ar. Almas que não estão em paz.

Direção: Je-Kyu Kang

Jin-Tae (Jang Dong-Kun) é um sapateiro que trabalha duro para pagar os estudos de Jin-Tae (Jang Dong-Kun), seu irmão mais novo. Mas os dois homens são obrigados a se alistar no exército e lutar na Guerra da Coreia. Distante da família, Jin-Tae jura proteger Jin-Seok de qualquer perigo. Quando o mais velho descobre que, ao conseguir uma medalha de honra em batalha, poderá ter a chance de enviar seu irmão de volta para casa, ele vai pagar qualquer custo pela segurança de Jin-Tae. Enquanto isso, o caçula não entende o motivo por trás das atitudes do irmão, que são cada vez mais violentas, o que começa a colocar em teste os laços de amor e confiança dos dois.

 Direção: Jee-Woon Kim

Sun-woo é o homem de confiança de Kang, um poderoso chefão da máfia. Sua nova missão é vigiar a jovem namorada de Kang para descobrir se ela tem um amante e, se confirmado, assassinar o casal. Quando ele finalmente encontra a garota com outro homem, ao invés de matá-los, Sun-woo resolve ajudar os dois a fugir do mafioso, em uma atitude inesperada e incoerente com sua reputação de assassino frio. Kang, inconformado com a traição, manda matar Sun-woo, que reage com uma vingança sangrenta e brutal.

Direção: Park Chan-wook

Aos 19 anos Lee Geum-Ja (Lee Yeong-Ae) é condenada a 13 anos de prisão pelo sequestro e assassinato de um menino de 6 anos. Ela está acobertando o verdadeiro culpado, seu namorado e professor Sr. Baek (Choi Min-Sik). Quando descobre que está sendo traída, Geum-Ja passa todo o seu tempo na cadeia preparando uma vingança para o ex-amante. Treze anos depois ela sai da cadeia e, com a ajuda de algumas ex-colegas da prisão, encontra Srr. Baek e põe em prática seu minucioso plano.

 Direção: Na Hong-jin

Joong-ho Eom (Kim Yun-seok) é um detetive que se tornou cafetão por problemas financeiros, mas está de volta a ação, quando percebe que suas meninas desaparecem uma após a outra. Uma pista o faz perceber que todas elas estavam com o mesmo cliente, identificado pelos últimos dígitos do celular. Então, o ex-detetive embarca numa caçada feroz ao homem, convencido de que ele ainda possa salvar Kim Mi-jin (Seo Yeong-hie), a última menina desaparecida e acabar com este mistério.

 ➤Direção: Bong Joon-ho

Uma mulher viúva cuida sozinha de seu filho único, Do-joon. Este homem de 28 anos, ingênuo e infantil, costuma se comportar de maneira inconsequente, dependendo com frequência da atenção materna. Um dia, ele é acusado do assassinato de uma adolescente, mas parece sequer compreender a acusação que enfrenta. Diante da incompetência do advogado encarregado de defendê-lo, a mãe parte em busca do verdadeiro assassino, para provar a inocência de seu filho.

 ➤Direção: Lee Chang-dong

Mija (Yun Jeong-hie) vive com seu neto em uma cidade perto do rio Han. Ela adora se vestir de forma excêntrica, é questionadora e inquieta. Seu novo desejo é aprender a fazer poesia, o que a leva a um curso especializado em um centro cultural perto de sua casa. O curso faz com que apure sua observação do cotidiano, onde consegue inspiração para seus versos. Paralelamente, ela precisa lidar com uma confusão causada por seu neto.

Direção: Lee Hwan-kyung

Um pai (Ryoo Seung-Ryong), que é deficiente mental (no qual a sua inteligência e comparável a uma criança de seis anos, idade da sua filha Ye-sung) mas que ama bastante a sua filha, é injustamente acusado de um crime e enviado para a prisão. Os dois, vivem alegremente na sua casa. Enquanto que o homem, Yong-gu (Ryu Seung-ryong) ganha a vida trabalhando num supermercado local a sua filha estuda. Porém, numa corrida brincando entre Yong-gu e a jovem filha do comissário de polícia, ocorre um acidente e a criança é encontrada morta por Yong-gu. Este, ao tentar reanimá-la, é visto e falsamente acusado e condenado à morte por sequestro, agressão sexual e assassinato de um menor.

Direção: Lee Joon-ik

Com 8 anos, So-won (Lee Re)  está à caminhando em uma manhã chuvosa rumo a sua escola, que não distante da sua casa. A menina acaba sofrendo um estupro horrível e indo parar no hospital. Além dos danos físicos, So-won é afetada emocionalmente para sempre. Ela precisará da sua família e daqueles ao seu redor para conseguir superar os obstáculos que surgirão devido ao atentado.

Direção: Yang Woo-seok

Sem clientes, amigos da faculdade, e nem sequer um diploma, Song Woo-suk (Kang-ho Song) pelo menos tem um bom olho para os negócios, e, assim, se torna um dos mais bem sucedidos advogados tributaristas da cidade. Mas ele logo começa a questionar seus valores quando se envolve no caso de estudantes detidos pela polícia sob falsas acusações.
O longa é baseado na história de vida de Roh Moo-Hyun, ex-presidente da Coréia do Sul.

Direção: Sung-Soo Kim

Bundang, no subúrbio de Seul, está passando por uma epidemia devastadora . Byung-woo (Erik Scott Kimerer) morre em decorrência de um vírus desconhecido. No início, o vírus não recebe importância, e a população não se previne. Em pouco tempo, centenas de moradores da região são atingidos pelo vírus. O caos de instaura. O governo do país pede isolamento da área. Enquanto isso, um especialista procura o sangue que será capaz de desenvolver a vacina contra o vírus.

 Direção: Kim Seong-hun

Voltando do enterro de sua mãe, Gun-su (Lee Sun-kyun), detetive da polícia criminal, mata um homem em um acidente de carro. Para encobrir o caso, ele decide esconder o corpo do homem no caixão de sua mãe. Quando o caso ganha importância na polícia, seu parceiro de trabalho é nomeado para fazer a investigação. Gun-su acompanha o desenvolvimento do caso, conforme os detalhes do acidente vão sendo revelados. As coisas ficam ainda pior quando uma testemunha do acidente ameaça Gun-su.

Direção: Park Hoon-jung

Na Coréia ocupada pelos japoneses em 1925, Chun Man-duk, um caçador reverenciado, vive com seu filho adolescente, Seok, em uma cabana perto do Monte Jirisan. Após um trágico acidente em que matou sua amada esposa, ele aposentou o rifle e se tornou um humilde coletor de ervas nass montanhas. O governador-geral japonês que supervisiona a ocupação coleciona peles de tigres como um passatempo e logo fica obcecado em matar possivelmente o último tigre restante na Coréia, um enorme macho de um olho que vive na montanha e matou dezenas de caçadores. Então, Chun Man-duk, é desafiado a encontrar e dar cabo no bicho.


Direção: Jee-Woon Kim

Década de 1920. Um grupo de agentes secretos pertencentes à resistência coreana embarca em uma missão sigilosa para tentar contrabandear explosivos com o objetivo de destruir parte do exército japonês. Um talentoso policial japonês que nasceu na Coréia está em um dilema entre as demandas da sua realidade e o desejo de ajudar uma causa maior.

 Direção: Kim Seong-hun

Jung-su (Jung-woo Ha) é um vendedor de carros. Certo dia, ele sai de seu trabalho e vai o mais rápido possível para casa, tentando chegar a tempo de comemorar seu aniversário com sua família. No entanto, algo bizarro e inesperado impede a conclusão da jornada de Jung-su: um túnel despenca, deixando o homem preso nos escombros.

Direção: Jang Hoon

Um taxista de Seul é contratado por um jornalista estrangeiro para levá-lo até a cidade de Gwangju. Ao chegar lá, eles se deparam com o lugar tomado pelo governo militar e com os cidadãos, liderados por um grupo de estudantes, reivindicando liberdade. O que começa com uma simples corrida de táxi se torna uma luta pela sobrevivência em meio à Revolta de Gwangju, em maio de 1980.




Tecnologia do Blogger.