Torres de água warka poderia matar a sede dos africanos

Torres de água warka coletam água potável através do ar

A água potável é um grande problema na áfrica devido as secas e uma demanda enorme com sua população que não para de crescer. À medida que a população da África cresce em mais de um bilhão, esse problema só vai piorar.

No entanto, Um arquiteto Arturo Vittori criou uma estrutura de bambu barata e de montagem rápida, que ajudará a levar água potável para os africanos em todos os lugares. A invenção deles é a torre de água Warka, que é projetada para coletar até 25 litros de água da atmosfera todos os dias. Esta estrutura passiva de fácil manutenção depende apenas da gravidade, condensação e evaporação.

A dificuldade de coletar água na África

Em muitas aldeias remotas na Etiópia e em todo o mundo, a coleta de água é uma tarefa perigosa. após as muitas horas que leva para viajar até a fonte mais próxima, a água buscada geralmente está contaminada com dejetos humanos e animais. a questão da escassez de água – que afeta mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo – atraiu a atenção de filantropos de renome, como o co-fundador da microsoft bill gates. também é um problema que os designers enfrentaram de frente, como o arquiteto arturo vittori, que criou os designs por trás da água warka, uma estrutura de bambu projetada para coletar / coletar água potável do ar.

NASA revela as primeiras imagens gloriosas da superfície de Marte com a Perseverance

Como nasceu a ideia

Vittori teve a ideia depois de visitar pequenas aldeias isoladas em um planalto na região nordeste da Etiópia. lá ele testemunhou aldeões que viviam em ambientes geralmente sem água encanada, eletricidade, banheiro ou chuveiro. ele observou como mulheres e crianças tinham que caminhar quilômetros até lagoas rasas e desprotegidas, onde a água costuma estar contaminada com dejetos humanos e animais.

A proposta da vittori era um sistema leve, de fácil construção e independente de infraestrutura como o warka. compreendendo uma estrutura de bambu que suporta um material de malha de poliéster no interior, a torre é barata e fácil de construir. o vapor de água atmosférico da chuva, névoa ou orvalho condensa-se contra a superfície fria da malha, formando gotas de água líquida que escorrem para um reservatório localizado na parte inferior da estrutura. um dossel de tecido protege as seções inferiores da torre para evitar que a água coletada evapore. o desempenho depende do clima, mas cada torre tem a capacidade de fornecer a uma comunidade até 100 litros de água por dia.

Vittori e sua equipe se inspiraram em várias fontes, incluindo bio-mimetismo, tradições locais e a árvore warka, uma figueira gigante nativa da Etiópia. A água warka foi projetada para pertencer e ser operada pelos moradores, um fator chave que facilita o sucesso do projeto. a torre não apenas fornece um recurso fundamental para a vida – água – mas também cria um local social para a comunidade, onde as pessoas podem se reunir à sombra de sua cobertura para educação e reuniões públicas.

O custo da torre fica  entre US $ 500 e US $ 1.000 para montar uma torre – menos de um quarto do custo do banheiro do portão, que custa cerca de US $ 2.200 para instalar e mais para manter. e como seu design é basicamente paramétrico, a torre warka pode ser facilmente adaptada e implementada em várias situações diferentes.

A warka water está tentando ajudar diferentes comunidades isoladas em lugares como haiti, madagascar, colômbia, brasil, índia, sumba e camarões, entre outros. esta expansão não apenas encorajou a experimentação com outros materiais locais [incluindo folhas de palmeira], mas também levou a uma série de projetos adicionais que procuram resolver outras questões importantes. o projeto desenvolveu um sistema modular denominado W-solar que transforma qualquer torre warka em uma fonte de eletricidade ao adicionar painéis solares para fornecer iluminação e energia para recarregar dispositivos móveis. enquanto isso, o W-garden propõe um sistema que usa a água coletada para a produção de alimentos e o W-toalete para a melhoria do saneamento e higiene. o projeto está obtendo apoio para seus esforços por meio de uma série de campanhas de multidões que podem ser vistas aqui.

Fonte : https://www.warkawater.org/

Quem Somos

Rolar para cima