Alienação ou positividade? É possível ter pensamentos positivos em plena pandemia?

Alienação ou positividade? É possível ter pensamentos positivos em plena pandemia?

A insegurança que vivemos nestes tempos de pandemia afetaram diretamente toda a família. Dos pais até as crianças todos sofrem, e os pequenos que mesmo que sem compreender o que está acontecendo, sentem quando algo não está bem.

As preocupações que vivemos no dia a dia mudaram. Pensar em coisas boas às vezes se torna difícil em meio às várias questões que surgem a todo momento. Como não pensar “se vou manter meu emprego” , ” vou conseguir pagar minhas contas? ” ou ” será que vou ficar doente?”. É impossível não se preocupar. E isto leva às pessoas a ficarem cada vez mais entristecidas, é com falta de esperança. Mas podemos mudar um pouco a nossa realidade pensando em coisas positivas.

Ocupe a mente com pensamentos alegres

Valorizando ações simples do cotidiano, como brincar com os filhos, ouvir uma música, ler um livro, assistir um filme divertido em família, fazer sua comida preferida, cuidar de uma planta.

São ações simples que nos tiram um pouco o foco de pensamentos que nos abatem. Muitas vezes fazemos as coisas no automático e nem paramos para admirar o que temos. Valorizar o que temos é algo sempre a se fazer. Ainda mais em uma realidade em que tantas famílias se desfazem. Poder estar junto com quem amamos é uma alegria, mesmo na distância, conversar com um parente ou amigo querido é um exercício válido para deixar o dia mais feliz.

Saúde mental de vê ser cuidada

Enfim, cuidar da saúde mental é algo sempre necessário. Procure manter a mente ocupada, com coisas que te tragam prazer e alegria. Existem coisas que podemos fazer em casa, outras estão disponíveis na internet como cursos , vídeos de shows, séries , entre outros. Abuse da tecnologia para se manter ligado aos seus amigos, ligue ou faça videochamadas. Procure também alento na sua religião seja qual for.

Fuja da positividade tóxica

A positividade deve ser algo trabalhado em nós. Sem esquecer o que acontece à nossa volta. Ver notícias é importante, pois não podemos nos alienar do que acontece. Devemos ter cuidado com a chamada ” positividade tóxica” que busca negar os sentimentos de tristeza e de outras emoções consideradas como negativas. Cada sentimento é importante, e tem seu tempo para ser vivido, tanto a tristeza como o próprio luto tem seu tempo.

Procure se inteirar de notícias positivas. Pessoas que conseguiram se recuperar, ações coletivas que ajudam os mais necessitados, entre tantas outras que são verdadeiros exemplos nesta pandemia e aquecem o nosso coração. Tenha empatia pelos outros, pois às vezes eles também precisam de ajuda de um ombro amigo. Fale de seus sentimentos e também saiba escutar. A vida é feita de altos e baixos, ser positivo pode ajudar. Mas não há nada de errado em se sentir triste. Mas a tristeza tem uma duração limitada. Se você não consegue ver alegria nas coisas e está a muito tempo triste, procure ajuda de um psicólogo pois pode estar passando por um estado de depressão.

Para afastar a tristeza, a dica é tentar lembrar constantemente de seu valor. Concentre-se em você e nas coisas que te fazem feliz. São ações simples, mas que ajudam a manter a nossa saúde mental e afastar pensamentos negativos. Enfim, a pandemia trouxe sofrimento , mas muita aprendizagem, a solidão e o pessimismo não podem ser maiores que a nossa esperança por dias melhores. Precisamos sempre pensar que um dia tudo isto vai passar. E que logo vamos poder nos abraçar de novo!
Que este dia chegue logo!

Deixe seu comentário