Pular para o conteúdo

Estudantes de Contagem estão, pela terceira vez consecutiva, na final da Olimpíada Nacional em História do Brasil

Pela terceira vez consecutiva, estudantes do 3º ano do Ensino Médio da unidade de Contagem do Colégio Santo Agostinho estarão presentes na grande final da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), promovida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A olimpíada teve início em maio e a final será no dia 16 de agosto.

Três equipes da unidade de Contagem estão entre os finalistas da 13ª ONHB e são compostas pelos estudantes Giovanna Oliveira Guimarães, Guilherme Drumond Silva, Isadora Paes Gomes Ribeiro, Gabriel Avelar Vocurca, Maria Cecília Soares de Souza, Pedro Augusto Fraga Duarte, Gabriel Monteiro Tavares Neto, Júlia Rolindo Paiva e Larissa Araújo Souza. Orientados pelo professor de História, Robinson Alves, os alunos passaram por seis fases on-line, sendo uma delas a semifinal, com o desafio de trabalharem o tema da “Independência do Brasil”, por meio da montagem e curadoria de uma exposição virtual.

Segundo o professor Robinson, os estudantes das três equipes se envolveram de maneira muito comprometida com as questões e tarefas propostas pela Olimpíada. “Agora colhemos esse importante resultado, que referencia o trabalho da equipe de história do colégio, já que muitos desses estudantes estão na Instituição há muitos anos. Além disso, a participação na competição amplia muito o aprendizado e repertório de conhecimento sobre a História do Brasil, despertando um olhar mais crítico e sensível à justiça social”.

A Unidade Contagem do Colégio Santo Agostinho, que completa 45 anos este ano, tem sido destaque em diversas competições estudantis nacionais ao longo dos anos. Em 2019, o Colégio foi finalista e campeão na Olimpíada GeoBrasil – Geografia e Ciências da Terra, na Olimpíada Brasileira de Foguetes Olimpíada Nacional de Ciências e da Olimpíada Nacional de Matemática.

Segundo Aleluia Heringer, diretora de Relações Institucionais do Colégio Santo Agostinho, olimpíadas e atividades externas, que envolvem o trabalho coletivo e grupos para debates, proporcionam aos jovens a vivência de problemas reais que exigem o raciocínio rápido e alto poder de argumentação. “Sabemos que aprendemos com efetividade quando nós nos envolvemos com os problemas e somos interpelados a buscar soluções. O desafio posto pela olimpíada, mobiliza inúmeros conhecimentos, além de exigir a competência comunicativa/oral, a escrita e a capacidade de analisar e relacionar temáticas”, enfatiza.

Admissão de novos alunos

O Colégio Santo Agostinho deu início ao cadastro de interesse para as famílias que querem participar do Processo de Admissão de Novos Alunos 2022. Os interessados podem acessar o site https://admissao.santoagostinho.com.br/, realizar tour virtual por todas as Unidades e ainda agendar visitas presenciais. O edital de abertura das inscrições será divulgado, em breve. Assim como em 2021, não haverá cobrança de taxa de inscrição para 2022.

Sobre o Colégio

A Instituição foi fundada em Belo Horizonte, em 1934, pelos freis agostinianos recém-chegados da Espanha e é mantida pela Sociedade Inteligência e Coração (SIC), entidade civil de assistência social, sem fins lucrativos. Já formou gerações de crianças e jovens ao longo de décadas de ensino, sempre primando pela excelência da educação oferecida e pelo trabalho de formação humano-cristã de seus alunos. Prestando serviços da Educação Infantil ao Ensino Médio, atende, atualmente, a cerca de 8,5 mil alunos nas Unidades de Belo Horizonte (nos bairros Santo Agostinho e Gutierrez), Contagem e Nova Lima.

Envie para um amigo!
↓↓↓ Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Marcio Ribeiro

Marcio Ribeiro

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 13 anos de trabalho dedicado ao mercado digital, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓