Curiosidades

O que são aquelas pequenas manchas e pontos brancos que flutuam em sua visão?

Publicidade

Você sabe por que às vezes vê algo estranho no seu olho? Como se tivesse algo voando na sua frente, você tenta pegar mas ele desaparece.

Saiba que se você enxerga algo como umas mosquinhas voando, você deve procurar o médico, mesmo não sendo algo incomum, e é conhecido como ‘moscas volantes’.

Publicidade

Essas moscas volantes serão pequenos objetos que irão fazer sombra na sua retina, e de nada adianta você tentar mexer nela, como por exemplo lavar os olhos, pois ela está dentro do seu globo ocular, e elas ficam voando porque estão suspensas no seu olho, no líquido gelatinoso dele.

Por que ter isso e quais pessoas são mais propensas a ter? Isso pode ocorrer por ter muita luz em um ambiente, por exemplo, olhar para o céu sem nuvens.

O Conselho Brasileiro de Oftalmologista, conta que: “após os 45 anos entre as pessoas que têm miopia, as que se submeteram à cirurgia de catarata ou ao tratamento YAG Laser e também entre as que sofreram inflamação dentro do olho”.

PUBLICIDADE
Publicidade
Artigos relacionados

E se você vê muitas moscas voando, pode ter acontecido um descolamento na retina, e ele “deve ser selado com laser argônico ou por crioterapia, a fim de evitar que eles provoquem o descolamento da retina, o que pode ocasionar cegueira”.

E quando você olha para o céu e enxerga uns pontos em azul, esse é conhecido como “fenômeno entóptico do campo azul“, são apenas as células brancas que passam pela sua retina, e são mais transparentes a luz azul. Sendo esta o contrário das moscas volantes. E por que ele ocorre?

“ … as células brancas do sangue se deslocam pelos vasos capilares ao longo da superfície da retina. Esses leucócitos podem ser tão grandes que eles quase enchem um capilar, criando um espaço no plasma à frente deles.”

E claro, toda essa matéria foi feita com base no que o educador Michael Mauser.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *