Entretenimento

24 filmes para você assistir na semana do Halloween

O Halloween, conhecido também por aqui como Dia das Bruxas, apesar de ser uma cultura mais popular nos Estados Unidos, também dá as caras no Brasil. São diversas as formas de comemorações que acontecem em todo o país para não deixar a data passar em branco, mostrando que o brasileiro também tem criatividade na hora de escolher uma fantasia.

Mas, como neste ano é recomendação é ficar em casa, sem grandes festas ou ficar esperando alguma criança bater em sua porta pedindo “doces ou travessuras”, — o que, na verdade, não é algo tradicional de nosso país — a solução é sentar no sofá e assistir a um bom filme de terror.

Pensando nisso, o Tediado facilitou o seu trabalho para a semana do Halloween selecionando 24 filmes com o tema que prometem deixar qualquer um de cabelo em pé. As escolhas vão desde produções mais recentes até os mais clássicos, e não vai sobrar motivos para levar um bom susto neste Halloween.

1. Beetlejuice (1988)

24 filmes para você assistir na semana do Halloween 1

Clássico dos clássicos, o filme de Tim Burton é uma das principais fontes de inspiração para as fantasias da época. Aliás, qual filme dele não é, certo? Protagonizado por Michael Keaton e Winona Ryder – outra musa da temporada -, Beetlejuice é divertido, irreverente, irônico com o quê esquisito-mas-nem-tanto bem típico de Burton. A história é sobre um casal de fantasmas que tenta a todo custo espantar os novos moradores de sua antiga residência. Destaque para a direção de arte de Tom Duffield e figurino de Aggie Guerard Rodgers.

2. Família Addams (1991)

24 filmes para você assistir na semana do Halloween 2

Outro destaque das rodinhas de fantasias cult é Vandinha Addams (ou Wednesdays Addams), uma das melhores personagens do gênero – existe também uma série de TV homônima que passava durante 1964-1966. Basicamente é uma crítica (maravilhosa) ao conceito de família tradicional americana, ironizando todos os ícones do pop com um quê sombrio e nada convencional.

3. O Estranho Mundo de Jack (1993)

24 filmes para você assistir na semana do Halloween 3

Mais um filme do Tim Burton (ele nunca é demais) que acho incrível pela atemporalidade e, principalmente, pela faixa etária abrangente. A animação segue o mesmo esquema de A Fuga das Galinhas, com bonecos de massinha “atuando” no musical de halloween. O protagonista (Jack) fica frustrado com os ânimos exaltados das pessoas em relação ao Natal, esquecendo as diversões do Halloween. Assim, ele resolve roubar o Natal do calendário. Ao todo são 60 personagens, sendo que cada boneco tinha entre três e quatro réplicas. Só o Jack tinha mais de 400 cabeças diferentes para as gravações.

4. Corra! (2017)

24 filmes para você assistir na semana do Halloween 4

Confesso que tenho receios quanto aos filmes de terror (não gosto de sentir medo gratuito), mas este filme é incrível. Dirigido por Jordan Peele, Corra! é um suspense com momentos bem tensos sobre um jovem negro que namora uma menina branca e vai conhecer sua família em um fim de semana na casa de campo. Do contrário que você espera, o longa surpreende não só pela criatividade de roteiro, mas pela crítica social fortíssima em relação ao racismo norte-americano. Vale muito a pena!

5. A Coisa (2017)

24 filmes para você assistir na semana do Halloween 5

Não tive coragem de assistir ao filme, mas tenho certeza que, apenas analisando os cartazes e trailers, ela é um bom filme para o Halloween. Sem contar os recordes de bilheteria alcançados pelo IT de Andy Muschietti, se tornando o maior na categoria de terror dos EUA – em 25 de setembro ela já alcançava a marca dos US$ 500 milhões.

6. Psicose (1960)

24 filmes para você assistir na semana do Halloween 6

Hitchcock se tornou o senhor do suspense graças ao sucesso deste filme. Feito com o dinheiro do próprio bolso por falta de investimento das produtoras na época, Psicose tem boas histórias das gravações e, claro, rendeu um belo filme. Esse é daqueles para decorar as falas (assim como eu fiz) de tanto assistir. E se bater aquela saudade, você também pode assistir Bates Motel, série de TV baseada na trama de Norman Bates antes do Psicose de Hitchcock.

7. Raw (2016)

24 filmes para você assistir na semana do Halloween 7

Perturbador e visualmente lindo, o filme de Julia Ducournau conta a história de uma menina vegetariana que é obrigada a comer carne durante o trote da faculdade. Depois do incidente, ela se torna canibal. Seria muito nojento se tivesse sido dirigido por Tarantino, por exemplo, mas sendo um filme francês não espere por clichês ou exageros.

8. O Exorcista (1973)

24 filmes para você assistir na semana do Halloween 8

Já vimos tantos memes com as cenas do exorcismo de Regan MacNeil que esquecemos que o filme é, na verdade, um dos melhores de terror já feitos. Sei que existem sequências, séries, remakes, etc., mas um clássico é um clássico. Depois de assistir algumas vezes, você acaba dando risada (por lembrar dos memes) dos efeitos usados, mas sente ainda aquele medinho. Afinal, a jovem estava possuída.

9. Carrie, a estranha (1976)

24 filmes para você assistir na semana do Halloween 9

Adaptação original do livro de Stephen King foi dirigido por ninguém menos que Brian De Palma. As transições e fases de uma pré-adolescência complicada, sofrendo bullying na escola e maus tratos da mãe em casa, Carrie White passa a ter comportamentos sobrenaturais. Como sutileza é uma palavra que passa longe dos longas de De Palma – lembre de Os Intocáveis e Scarface -, não espere por um filme digesto.

10. A Bruxa de Blair (1999)

24 filmes para você assistir na semana do Halloween 10

O filme de Eduardo Sánchez e Daniel Myrick dita a estética dos posteriores, usando a técnica de gravação found footage – na qual propositalmente se faz um filme com cara de documentário amador. A história gira em torno da investigação de jovens cineastas sobre os contos macabros da Bruxa de Blair meio a uma floresta misteriosa (claro) em Burkittsville. O longa é um dos 100 na lista de maiores bilheterias nos EUA.

11. O Iluminado (1980)

24 filmes para você assistir na semana do Halloween 11

Dispensa comentários. Um filme tão Kubrick quanto o próprio diretor, O Iluminado é um presente para o gênero suspense. Minucioso em todos os detalhes da trama, desde a decoração do hotel até a direção de atores, Stanley Kubrick eleva ao máximo as questões sobrenaturais e da “loucura” humana no enredo basicamente simples. O roteiro foi adaptado do livro homônimo de Stephen King (ele não para).

12. Poltergeist (1982)

24 filmes para você assistir na semana do Halloween 12

Escrito por Steven Spielberg e dirigido por Tobe Hooper, este filme investiga as sensações e acontecimentos do efeito “poltergeist”, termo em alemão que significa “barulho de fantasma” – fenômeno tratado pelos parapsicólogos como Psicocinesia Recorrente Espontânea. Poltergeist se passa em Orange County, na Califórnia, e retrata as consequências do contato da pequena Carol Anne com a televisão da casa. Existem sequências e remakes, que merecem uma atenção, mas indico assistir o original primeiro.

13. O Exorcismo de Emily Rose (2005)

24 filmes para você assistir na semana do Halloween 13

O que mais assusta nesse filme, na verdade, é o fato dele ser baseado em uma história real, dessas bem macabras. Dirigido por Scott Derrickson, O Exorcismo de Emily Rose remonta os arquivos da investigação da morte de uma jovem alemã nos anos 1970. Um padre foi acusado de homicídio culposo por não encaminhar os acontecimentos “sobrenaturais” de Emily para médicos, que diagnosticaram a menina com esquizofrenia. Mas nem tudo é tão simples assim.

14. Invocação do Mal (2013)

24 filmes para você assistir na semana do Halloween 14

Pode parecer preceito para eventos macabros, mas uma família se muda para uma fazenda de mais de 150 anos afastada da cidade e recebe uma visita nada esperada. A entidade demoníaca passa a assombrar os membros que se veem encurralados pela sucessão de atos bizarros. O casal, então, contrata dois agentes para tentar resolver o caso. Invocação do Mal é considerado pela crítica especializada como o melhor filme de assombração da década. Novamente, o roteiro é baseado em fatos reais e os agentes Ed e Lorraine Warren eram mundialmente conhecidos por resolver casos sobrenaturais.

15. The Herd (2014)

24 filmes para você assistir na semana do Halloween 15

Este curta-metragem de Melanie Light é uma pequena obra prima. O horror da indústria leiteira é retratado com a metáfora de as mulheres (humanas) no lugar das vacas têm seus leites sugados à força e são mal tratadas, assim como os animais nas fazendas. Além do viés vegano, apontando para o sofrimento das vacas, o curta é também feminista. Indigesto, porém necessário para entender algumas coisas na sociedade.

16. Bebê de Rosemary (1968)

24 filmes para você assistir na semana do Halloween 16

Não sei o que dizer sobre Roman Polanski, apenas sentir. (E Mia Farrow, claro). Este filme tem roteiro baseado no livro homônimo de Ira levin, publicado em 1967, e se tornou um clássico de terror dos anos 1960. Pelo título você já deduz que o enredo é sobre um bebê – e como o gênero não é comédia, o filho está relacionado à forças sobrenaturais negativas, após estranhos acontecimentos envolvendo os vizinhos de Rosemary e Guy.

17. Psicopata Americano (2000)

24 filmes para você assistir na semana do Halloween 17

Outra sátira da cultura americana transformada em thriller ácido – este filme de Mary Harron traz Christian Bale como o protagonista sedutor, bem sucedido e cheio de manias. Contudo, assim como em Dexter, as pessoas não imaginam que ele seja um psicopata. Eu, particularmente, adoro rever os filmes dos anos 1990-2000, porque existe uma singularidade nas atuações.

18. Alien (1979)

24 filmes para você assistir na semana do Halloween 18

Outro queridinho de Ridley Scott, Alien é para os que gostam de suspense mas não abrem mão de um filme de ficção científica. A descoberta de uma nave alienígena e inúmeros ovos de aliens assustam a tripulação humana que investiga as possíveis vidas fora da Terra. Destaque para a trilha sonora de Jerry Goldsmith e direção de arte de Roger Christian e Leslie Dilley.

19. Sexta-Feira 13 (1980)

24 filmes para você assistir na semana do Halloween 19

Sexta-Feira 13 é um dos filmes mais clássicos do gênero e que não pode faltar na noite de Halloween. Dirigido por Sean S. Cunningham, a trama marcou os anos 1980 por ser o primeiro título de uma série que causaria um tremendo terror nas telas do cinema e deixaria todo mundo segurando o grito.

O filme tem como cenário a vida de um grupo de adolescentes que acabam sendo assassinados um a um por um desconhecido em um acampamento que havia sido fechado 20 anos antes. Quando o local é reaberto, não demora para que as pessoas comecem a desaparecer.

20. O Homem Invisível (2020)

24 filmes para você assistir na semana do Halloween 20

O Homem Invisível estreou no início de 2020 nos cinemas e já chegou às plataformas de streaming. O longa, dirigido por Leigh Whannell, conta a história de Cecilia Klass (Elizabeth Moss), uma mulher que é vítima de um relacionamento abusivo e doentio com um famoso cientista. Depois de muito planejar, ela consegue fugir da casa, mas, desde que isso acontece, ela começa a sentir a presença dele, mesmo que não consiga o ver.

21. Cemitério Maldito (1989)

24 filmes para você assistir na semana do Halloween 21

Para seguir no embalo dos clássicos, a dica agora é o filme Cemitério Maldito, baseado em uma história do famoso autor de horror Stephen King. O filme retrata uma série de acontecimentos estranhos que começam após a morte do gato da família. Com o passar do tempo, eles acabam descobrindo que existe um cemitério antigo nos fundos da casa e que, claro, pode ter ligação com os estranhos eventos que vêm acontecendo.

22. A Maldição da Residência Hill e da Mansão Bly (2018)

24 filmes para você assistir na semana do Halloween 22

Agora, é hora de uma dica dupla: A Maldição da Residência Hill e A Maldição da Mansão Bly. O primeiro título, criado por Mike Flanagan, é uma série original da Netflix baseada no livro de mesmo nome de Shirley Jackson, publicado em 1959. A trama conta a história de uma família de sete pessoas composta por pai, mãe e cinco filhos, que assistem a suas vidas se transformarem rapidamente após a mudança para uma enorme e misteriosa mansão.

Dois anos depois, a Netflix adicionou uma continuação da série no catálogo, A Maldição da Mansão Bly, contando uma história completamente diferente, mas com quase todos os mesmos atores da primeira trama e recheado de easter-eggs. A série acompanha a vida da babá Dani (Victoria Pedretti) que não só esconde um mistério assustador da sua própria vida, como também enfrente uma série de fenômenos que acontecem na casa.

23. Hereditário (2018)

24 filmes para você assistir na semana do Halloween 23

Hereditário, lançado mais recentemente, mas conquistando o seu espaço dos melhores filmes de terror dos últimos tempos, também é um título que recebeu muitos elogios do público e da crítica. O terror acontece na vida da família Graham, que começa a desvendar alguns mistérios após a morte da avó. O que parece acontecer é que, mesmo após a sua morte, a matriarca da família não quer partir e vive como uma sombra na família, principalmente ao lado da neta.

24. Halloween – A Noite do Terror (1978)

24 filmes para você assistir na semana do Halloween 24

Para finalizar a nossa lista, a dica é outro clássico: Halloween – A Noite do Terror. O filme tem como protagonista o psicopata Michael Myers, interpretado por Tony Moran, que passou 15 anos preso em uma instituição após assassinar a sua própria irmã. Agora, 15 anos depois, ele foge e retorna à cidade em que nasceu para continuar os seus crimes.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários