google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

OS 20 MAIS FAMOSOS PRODUTORES DA HISTÓRIA DO CINEMA

20-famosos-produtores-de-cinema

Produtor cinematográfico é o profissional de cinema que atua na área empresarial. É o captador de recursos para um projeto por ele elaborado ou a empresa que o contratou. Ele está envolvido no projeto desde a concepção até a sua finalização. É ele quem inicia, coordena, supervisiona e controla assuntos como a arrecadação de fundos e contratação de mão de obra. É basicamente a parte concreta em que se apoia a criação cinematográfica.

A lista de hoje não leva em conta importância, ainda que todos sejam. Mas sim, fama. Em vários casos, o produtor é mais marcante que o diretor. 

Ficou algum de fora? Possivelmente, mas estão muito bem presentados por estes 20. Abaixo, contei de forma bem resumida, porque eles são tão importantes e famosos.

Boa sessão


Kathleen Kennedy e Frank Marshall são uma das duplas mais memoráveis em produções cinematográficas, principalmente nos filmes de Steven Spielberg. No ano de 1981, Steven Spielberg, Frank Marshall e Kathleen Kennedy fundaram a Amblin Entertainment. Katy e Frank são casados desde 1987. Atualmente, ela é presidente da Lucasfilm, substituindo George Lucas.


Irwin Winkler é um dos mais respeitados produtores do cinema. Ele atua na função desde 1967 e produziu diversos filmes de Martin Scorsese, desde New York, New York até O Irlandês, e a série de filmes Rocky, até Creed 2. Concorreu ao Oscar por Bons companheiros, Os eleitos, Touro indomável e Rocky, vencendo com este último.


Nascido na Polônia, Samuel Goldwyn fundou, em 1913, com alguns sócios a Paramount Pictures. Depois partiu para o empreendimento próprio, a Goldwyn, que acabou fundindo com Louis B. Mayer e Marcus Loew, da Metro Pictures para criar a MGM. Sob seu comando, filmes inesquecíveis como Morro dos ventos uivantes e Ben-Hur.


O nome de Brian Grazer é bastante associado ao diretor Ron Howard, por razões claras: são amigos e Brian produz quase tudo de Howard. Ao longo dos anos, os filmes e programas de TV de Grazer foram indicados a mais de 40 Óscares e a quase 200 Emmys. Pessoalmente, venceu um Oscar, junto com Howard, por Uma mente brilhante.


Darryl Francis Zanuck, em parceria com Joseph Schenck, ele fundou o estúdio de cinema 20th Century Fox.  Zanuck era proprietário da Fox Film Corporation que em 1935 fundiu-se com uma próspera produtora, a Twentieth Century Pictures, liderada Schenck. Nesta parceria, poucos conhecem o nome de Joseph, mas todo mundo conhece Darryl Zanuck.


Agostino "Dino" De Laurentiis foi um produtor de cinema italiano. Atuou na produção de mais de 160 filmes durante a sua carreira, dos clássicos italianos às grandes produções de Hollywood. É famoso por sua parceria com diretores italianos do pós-guerra, como Federico Fellini e Roberto Rossellini. Filmes como Duna, Conan, King Kong, Orca e Serpico tem seu nome estampado nos créditos.


Harvey Weinstein, junto com seu irmão Bob, fundaram a  Miramax Films e a  The Weinstein Company. O nome Miramax vem da fusão do nome dos pais, Max e Miriam Weinstein. A Miramax produziu grandes obras do cinema, como os filmes de Quentin Tarantino. Sua glória só pode ser igualada à sua queda, diante de centenas acusações de estupro e assédio, feitas contra Harvey, que hoje está preso.


A dupla Albert R. Broccoli e Harry Saltzman até realizaram alguns trabalhos como produtores antes de 1962. Mas Satânico Dr. entrou para a história do cinema como sendo o pontapé inicial para uma das histórias de maior sucesso do cinema. As aventuras do espião James Bond é uma das mais longevas, e até hoje, os filmes conquistam grande público, mas com o nome da filha de "Cubby', Barbara Broccoli. O último filme da dupla juntos foi 007 Contra o homem com a pistola de ouro. Harry parou de produzir pouco tempo depois.


Jerry Bruckheimer e Don Simpson iniciaram as produções em conjunto com obras de sucesso como Flashdance e Um tira da pesada. Mas foi com Top Gun que eles se consolidaram na mente do ‘público. Com diversos sucessos, a dupla findou com a morte precoce de Don aos 52 anos devido ao uso excessivo de drogas. Seu coração não resistiu. Jerry continua na ativa produzindo filmes de sucesso como a saga “Piratas do Caribe”.


Kevin Fiege começou a carreira como produtor tendo altos e baixos. Na realidade, mais baixos que altos. Entre um X-Men: O Filme e X-men 2, tiveram Demolidor, Elektra, Justiceiro, Hulk e outros, até que Homem de ferro veio ao mundo em 2008 para mudar a forma de como vemos filmes de heróis no cinema. Tudo que veio a seguir teve seu envolvimento direto e veremos seu nome nos sucessos da Marvel por muitos e muitos anos. 


Walt Disney foi um produtor cinematográfico, cineasta, diretor, roteirista, dublador, animador, empreendedor, filantropo e fundador da The Walt Disney Company. Tornou-se famoso por seu pioneirismo no ramo das animações com a Disney, tendo produzido o primeiro longa-metragem de animação, Branca de Neve e os Sete Anões (1937), e pelos seus personagens de desenho animado, como Mickey e Pato Donald. Walt era o cara. Subestimado porque não entendiam que era um gênio.


David O. Selznick teve passagens memoráveis pela MGM, RKO e Paramount. Seu auge foi com E o Vento Levou (1939) e Rebecca - a mulher inesquecível (1940), ambos vencedores do Oscar de melhor filme, sendo que o primeiro é a ainda o maior sucesso da história do cinema, se atualizarmos o lucro de acordo com a inflação e o segundo deu o único Oscar a um filme de Hitchcock.


É quase impossível uma pessoa que goste de cinema não ter escutado o nome  Irving G. Thalberg. Mesmo que seja o nome do prêmio. Para homenagear o homem que tanta influência exerceu no processo criativo da sétima arte, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas criou, em 1937, o prêmio Irving G. Thalberg. O prêmio destina-se a produtores criativos, cujo trabalho reflita alta qualidade na produção cinematográfica, comparável ao daquele que lhe dá nome.


Val Lewton é um dos principais nomes do cinema de horror clássico. Muitos confundem sua função nos filmes, achando que ele dirigia. Mas o fato é de que seu nome na produção garantia uma qualidade ímpar aos filmes. Na época, a Universal dominava o cinema e o mundo com seus fabulosos monstros, que arrasavam nas bilheterias, garantindo uma jornada que parecia interminável de continuações e crossovers.  

Neste cenário entra a RKO Radio Pictures que estava mal de finanças. Ela queria inovar, fazer produções baratas e que batessem de frente com os filmes da Universal. O produtor Val Lewton foi o escalado para cuidar do departamento de filmes de terror da RKO, e o primeiro deles, foi Sangue de Pantera. O resto é história.


Começou carreira como ator, se tornou executivo da Paramount Pictures, e chegou  ao cargo de chefe de produção em 1968, quando vieram filmes como Bebê de Rosemary. A partir de 1974 passou a produzir de forma independente, mas ainda vinculado a Paramount.  Produziu obras como Chinatown, Poderoso chefão 1 e 2, Maratona da morte e Domingo negro. 

Polêmico, sua vida pessoal foi igualmente uma montanha russa: julgado por assassinato no Cotton Club (absolvido), preso por tráfico de cocaína, casou-se 7 vezes.


Há uma diferença substancial entre um excelente motorista e o cara que inventou o carro. Mayer criou a estrada. Ele foi um produtor de cinema estadunidense nascido na Ucrânia, conhecido como um dos fundadores do famoso estúdio de Hollywood Metro-Goldwyn-Mayer. Ele foi o criador o método usado para promover estrelas de filmes no cinema clássico de Hollywood. Mayer, basicamente, inventava uma pessoa e apresentava ao mundo como sendo "the next best thing". Traduzindo: ele era o cara que pegava um Archibald Alexander Leach, chamada de Cary Grant e dizia ao mundo que consumisse seus filmes. 


O nome mais popular desta lista, que atravessou gerações, sem dúvidas, é Steven Spielberg. Houve uma época que o nome de Spielberg na produção era tão forte, que víamos seu "toque" em diversas sequências. Basta lembrar-se de filmes como Goonies, De volta para o futuro e Poltergeist. Continua atuando fortemente como produtor.
Tecnologia do Blogger.