google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

TOP 10 FILMES ALEMÃES DA HISTÓRIA DO CINEMA

top-10-filmes-alemaes-da-historia

Vamos imaginar o cinema como uma árvore. Quem plantou a árvore foram os franceses. O tronco é o cinema americano. Os galhos, as flores e folhas representam o cinema mundial e suas diferenças. 

Mas a raiz é o cinema alemão, que influenciou todo o resto. Por isto a lista de hoje, ainda que contenha 30 filmes, os 10 primeiros são clássicos até os anos 30 pela importância. 

O início do cinema não foi tão preto no branco como imaginamos. O cinematógrafo mesmo caiu de paraquedas nas mãos dos Irmãos Lumiére. Vários países estavam realizando suas pesquisas sobre o assunto. No ano de 1895 (marco zero do cinema), Max Skladanowsky e seu irmão Emil demonstraram seu projetor de filmes, o Bioscop, no salão de música Wintergarten em Berlim. Detalhe: eles fizeram uma exibição de curtas antes dos irmãos Lumiére, mesmo que o aparato dos irmãos alemães fosse inferior.


O Babelsberg Studio, perto de Berlim, foi o primeiro estúdio de cinema em grande escala do mundo (fundado em 1912) e o precursor de Hollywood. Logo apareceriam os primeiros filmes que influenciariam toda a história do cinema, principalmente o cinema de horror: O Expressionismo. A indústria cinematográfica alemã logo se tornou a maior da Europa.

O período até quase no início da segunda guerra, é considerado o arco da era de ouro do cinema alemão. Devido à situação econômica instável e na tentativa de lidar com orçamentos de produção modestos, os cineastas buscavam atingir o maior público possível e, com isso, maximizar seus rendimentos. Isso levou a filmes sendo feitos em uma vasta gama de gêneros e estilos. 

O que veio a seguir mudou o mundo e claro, o cinema alemão que foi o nazismo. Goebbels  aboliu a crítica de cinema em 1936 e substituí-la por Filmbeobachtung (observação de filmes). Os jornalistas só podiam fazer reportagens sobre o conteúdo de um filme, não fazer julgamentos sobre seu valor artístico ou outro. A indústria cinematográfica se tornou uma ferramenta útil para o estado totalitário mostrar o que só eles queriam ver. 


Na prática,  nenhum filme poderia ser feitos sem a aprovação do Estado. A importação de filmes estrangeiros foi legalmente restringida a partir de 1936 e da indústria alemã, que foi efetivamente nacionalizada em 1937, teve que compensar os filmes estrangeiros perdidos (sobretudo os filmes americanos). O entretenimento também se tornou cada vez mais importante nos últimos anos da Segunda Guerra Mundial, quando o cinema proporcionou uma distração dos bombardeios aliados e uma série de derrotas alemãs. 

Apesar da emigração de muitos cineastas e das restrições políticas, o período não foi isento de inovações técnicas e estéticas, sendo a introdução da produção cinematográfica Agfacolor um exemplo notável. Conquistas técnicas e estéticas também poderiam ser direcionadas aos fins específicos do estado nazista, de forma mais espetacular na obra de Leni Riefenstahl. 


A Guerra acabou e à partir daí, o cinema alemão seguiu à tradição mundial: influenciar e ser influenciado ao decorrer dos anos. Entre os anos 60 e  80, surgiu o chamado "Novo Cinema Alemão", que será tratado num capítulo á parte.

Mas antes de irmos para os filmes, não podemos deixar de citar sobre o  Festival Internacional de Berlim, também conhecido como Berlinale, fundado na Berlim Ocidental em 1951, O Urso de Ouro e o de Prata são os equivalentes ao Oscar americano.



Quando Balduin (Paul Wegener), um jovem estudante de Praga, está sentado sozinho em um jardim, triste por um amor não correspondido, um velho conhecido o encontra e diz que lhe dará uma herança milionária caso ele simplesmente ceda alguma coisa que possui em seu quarto. Acreditando que não tem nada de real valor, Balduin aceita o trato, mas percebe tarde demais que algo muito mais importante que dinheiro lhe foi roubado.Paul Wegener


Francis (Friedrich Feher) e o amigo Alan (Hans Heinrich von Twardowski) visitam o gabinete do Doutor Caligari (Werner Krauss), onde conhecem Cesare (Conrad Veidt), um homem sonâmbulo que diz a Alan que ele morrerá. Assim acontece e Alan acorda morto no dia seguinte, o que faz com que Francis suspeite de Cesare. Francis então começa a espionar o que o sonâmbulo faz com a ajuda da polícia. Para descobrir todos os mistérios, Francis acredita só haver uma solução: adentrar no misterioso gabinete do Doutor Caligari.

Em Praga, na República Tcheca, no século XVI, um rabino cria uma gigante criatura feita de argila conhecida como o Golem. Trazendo a criatura a vida através de feitiçaria, ele tem esperança de que o Golem proteja os judeus da cidade que estão sendo perseguidos, porém a personalidade gentil e cheia de compaixão do gigante acaba gradualmente se transformando em loucura.


Hutter (Gustav von Wangenheim), agente imobiliário, viaja até os Montes Cárpatos para vender um castelo no Mar Báltico cujo proprietário é o excêntrico conde Graf Orlock (Max Schreck), que na verdade é um milenar vampiro que, buscando poder, se muda para Bremen, Alemanha, espalhando o terror na região. Curiosamente quem pode reverter esta situação é Ellen (Greta Schröder), a esposa de Hutter, pois Orlock está atraído por ela.

Um jovem poeta é contratado por um museu de cera para escrever as biografias de três grandes criminosos: o califa Harun al Raschid; Ivan, o Terrível; e Jack, o Estripador. Uma das obras-primas do expressionismo alemão. Três visões diversas e independentes da maldade humana, narradas de formas variadas e em episódios de tamanho desigual.


As Aventuras do Príncipe Achmed, primeira longa-metragem de animação européia, tal como o resto da obra cinematográfica de Reiniger, é um jogo simples de luzes e sombras, um conceito surgido e popularizado na China, de onde são oriundas as famosas caixas de sombras.

As figuras do filme, repleto de batalhas, comédia, romance, magia e confrontos com pequenos demônios, foram recortadas e manipuladas à luz de câmara pela realizadora.

A cidade de Metrópolis é dividida em duas: de um lado estão os operários, vivendo na miséria e explorados por máquinas. Do outro, estão os políticos, que desfrutam de um jardim idílico. Uma história de amor surge entre os dois extremos da cidade.

Foi um dos filmes mais caros da história do cinema, tendo custado na época cinco milhões de marcos, e quase levou a Universum Film S.A. à falência.


A beleza e o charme da jovem Lulu (Louise Brooks) costuma deixar os homens atordoados. Em um dos seus jogos de sedução, ela conquista o amor de Peter Schön (Fritz Kortner), diretor de um importante jornal. Embalados pelo romance, os dois se casam rapidamente. Mas existe um entrave para a harmonia do relacionamento: o cônjuge tem ciúmes de seu próprio filho, Alwa (Francis Lederer). Durante uma violenta discussão sobre essa situação, Lulu acaba matando o marido para se defender. Agora ela precisa fugir, e decide fazer isso na companhia de seu enteado.


Franz Becker (Peter Lorre) é um assassino em série de crianças, que se aproxima das suas vítimas enquanto assobia sempre uma mesma música. Depois de diversos crimes, a cidade é tomada pelo frenesi da investigação policial, e se torna um caos, enquanto o assassino vive uma vida simples e normal. A cobertura da imprensa, a ação de vigilantes e a pressão política acabam por atrapalhar o trabalho dos policiais. Na caçada ao homem que mata crianças, além de toda a sociedade e a polícia, os bandidos marginalizados também se juntarão.


Um registro grandioso do sexto Congresso do Partido Nazista, que aconteceu em Nuremberg no ano de 1934. No início Hitler chega de avião, e é ovacionado por multidões, que saúdam o Führer totalmente hipnotizadas. Tudo é mostrado de forma gigantesca, as paradas, os desfiles militares e os jovens que louvam a suástica parecendo em total estado de catarse.


Os primeiros são filmes que entram no TOP 10 de muitos sites e críticos. Inclusive no meu pessoal. 

Direção: F. W. Murnau

No filme, um idoso porteiro do Atlantis, um elegante hotel de Berlim, sente orgulho do seu trabalho, que faz com dedicação, e se comporta como um general em seu resplandecente uniforme, sendo tratado com respeito pelos seus amigos e vizinhos. Entretanto, o novo gerente do hotel se mostra insensível quando o velho porteiro para um pouco para se recompor, após carregar uma pesada bagagem, e assim o gerente decide que o atual porteiro é velho demais para o cargo e o rebaixa para criado do banheiro masculino. Isto provoca um efeito desastroso no prestígio do homem e na sua autoestima.

Direção: Werner Herzog

No século XVI, algumas décadas após o fim do Império Inca, uma expedição espanhola segue em direção ao rio Amazonas em busca de ouro. Ameaças surgem de todos os lados, nada sai como planejado e o número de baixas só aumenta. Liderando o que sobrou do grupo está o insano Don Lope de Aguirre (Klaus Kinski), impávido na obsessão de encontrar o Eldorado.

Direção: Rainer Werner Fassbinder

Após um encontro casual com Ludwig Götten (Jürgen Prochnow), o apartamento de Katharina Blum (Angela Winkler) é invadido pela polícia e ela é levada presa. Suspeita de estar envolvida com um dos terroristas mais procurados pela inteligência alemã, a história da jovem vira um escândalo nacional quando o repórter Werner Töetges (Dieter Laser), passa a cobrir o caso.

Direção: Volker Schlöndorff

Nascido nos anos 20 cidade de Dantzig na Alemanha, Oskar Matzerath ganha um tambor aos três anos de idade. Inconformado com fato de sua mãe manter um caso com um primo, decide parar de crescer se atirando escada abaixo. A atitude de fato prejudica seu crescimento. Paralelamente, acontece a ascensão do nazismo no país e a disputa que se iniciará por Dantzig.

Direção: Werner Herzog

Nosferatu : O Vampiro da Noite é uma adaptação livre da famosa obra de Bram Stoker, Drácula, romance do final do século XIX que conta a história de Jonathan Harker, um jovem que vai à Transilvânia fechar um contrato de venda de uma casa para um homem chamado Conde Drácula. Lá descobre que seu excêntrico anfitrião mora em um antigo castelo onde eventos estranhos acontecem e, pouco a pouco, percebe que é hóspede de um ser realmente maléfico.

Direção: Rainer Werner Fassbinder

Baseando-se no grande romance expressionista de Alfred Döblin, Fassbinder nos conta a história de Franz Biberkopf que, após cumprir quatro anos de prisão, decide começar uma vida nova na Berlim do final dos anos 20. Será que Franz conseguirá se tornar um "homem decente" na corrosiva paisagem urbana da República de Weimar?

Direção: Wolfgang Petersen

No auge da Segunda Guerra Mundial, a jovem tripulação do submarino alemão U-96 parte para uma missão secreta. Durante a Batalha do Atlântico, sob o comando do capitão Henrich Lehmann-Willenbrock (Jürgen Prochnow), os recrutas inexperientes vivem num verdadeiro inferno claustrofóbico afundando navios inimigos e resistindo aos ataques constantes.

Direção: Werner Herzog

O clássico de 1982 de Werner Herzog se passa no Peru do início do século XX. Para realizar seu sonho de construir uma casa de ópera na selva peruana, Brian "Fitzcarraldo" Fitzgerald arrenda um pedaço de terra de difícil acesso rico em borracha, na esperança de explorá-la. Para chegar ao local, nas profundezas da Amazônia, ele precisa da ajuda dos nativos em um plano arrojado para levar seu barco a vapor de um rio a outro pela região.

Direção: Wim Wenders

Dois anjos, Damiel e Cassiel, passam pelas ruas de Berlim, observando a população animada, fornecendo raios invisíveis de esperança para os aflitos, mas nunca interagindo com eles. Quando Damiel se apaixona pela solitária trapezista Marion, o anjo deseja experimentar a vida no mundo físico, e encontra - com algumas palavras de sabedoria do ator Peter Falk (interpretando a si mesmo) - que pode ser possível para ele assumir a forma humana.

Direção: Oliver Hirschbiegel

O filme narra os últimos dez dias de Adolf Hitler enquanto a Batalha de Berlim se enfurecia e os russos se moviam sem parar em direção ao centro da cidade e do bunker em que Hitler e seu círculo íntimo estavam tentando direcionar as forças alemãs - tudo visto através dos olhos aterrorizados e gradualmente abertos de Traudl Junge, jovem secretária iludida de Hitler.

Agora, 10 filmes que estão nos corações de muitos que amam o cinema alemão:

Direção: Leontine Sagan

Manuela é uma jovem ingênua que está começando a conhecer o mundo quando é enviada para um internato que aceita apenas mulheres. Uma vez lá, Manuela entra em um novo ambiente e logo conhece o amor: o problema é que ela se apaixona por uma de suas professoras, um afeto que pode colocar Manuela em um caminho trágico.

Direção: Uli Edel

Na cidade de Berlim, nos anos 70, a adolescente Christiane (Natja Brunckhorst) é uma jovem comum que mora com a mãe e a irmã caçula. Ela sonha em conhecer a "Sound", discoteca mais moderna e badalada do momento. Menor de idade, ela consegue entrar com a ajuda de uma amiga, conhece Detlev (Thomas Haustein) e começa a se aproximar das drogas. Primeiro álcool, depois maconha, calmantes, LSD, heroína. Imersa no submundo do vício, ela passa a prostituir-se.

Direção: Tom Tykwer

Manni (Moritz Bleibtreu), o coletor de uma quadrilha de contrabandistas, esquece no metrô uma sacola com 100.000 marcos. Ele só tem 20 minutos para recuperar o dinheiro ou irá confrontar a ira do seu chefe, Ronnie, um perigoso criminoso. Desesperado, Ronni telefona para Lola (Franka Potente), sua namorada, que vê como única solução pedir ajuda para seu pai (Herbert Knaup), que é presidente de um banco. Assim, Lola corre através das ruas de Berlim, sendo apresentados três possíveis finais da louca corrida de Lola para salvar o namorado.

Direção: Michael Herbig

Os irmãos Abahachi e Ranger lutam pela paz, liberdade e justiça no Oeste Selvagem. Os problemas começam quando Abahachi precisa de dinheiro e pega um empréstimo dos índios Shoshone, mas acaba sendo enganado e roubado por um falso agente imobiliário. Com os Shoshone o perseguindo por causa do dinheiro perdido, ele se lembra que seu avô lhe deu um mapa com um tesouro escondido há alguns anos. A aventura atrás do mapa e depois em busca do tesouro está apenas começando para os irmãos.

Direção: Wolfgang Becker

Em 1989, pouco antes da queda do muro de Berlim, a Sra. Kerner (Katrin Sab) passa mal, entra em coma e fica desacordada durante os dias que marcaram o triunfo do regime capitalista. Quando ela desperta, em meados de 1990, sua cidade, Berlim Oriental, está sensivelmente modificada. Seu filho Alexander (Daniel Brühl), temendo que a excitação causada pelas drásticas mudanças possa lhe prejudicar a saúde, decide esconder-lhe os acontecimentos. Enquanto a Sra. Kerner permanece acamada, Alex não tem muitos problemas, mas quando ela deseja assistir à televisão ele precisa contar com a ajuda de um amigo diretor de vídeos.

Direção: Fatih Akin

Sibel (Sibel Kekilli) é uma bela muçulmana de 20 anos. Em uma clínica de recuperação, após uma tentativa de suicídio, ela conhece Cahit (Birol Ünel), um turco quarentão. Os dois se casam, apenas como meio de permitir que Sibel escape das regras de sua família conservadora. Mantendo suas vidas independentes, eles resolvem dividir um apartamento. Cahit aceita a situação no início, mas logo se apaixona e perde o controle.

Direção: Florian Henckel von Donnersmarck

Georg Dreyman (Sebastian Koch) é o maior dramaturgo da Alemanha Oriental, sendo por muitos considerado o modelo perfeito de cidadão para o país, já que não contesta o governo nem seu regime político. Apesar disto o ministro Bruno Hempf (Thomas Thieme) acha por bem acompanhar seus passos, para descobrir se Dreyman tem algo a esconder. Ele passa esta tarefa para Anton Grubitz (Ulrich Tukur), que a princípio não vê nada de errado com Dreyman mas é alertado por Gerd Wiesler (Ulrich Mühe), seu subordinado, de que ele deveria ser vigiado. Grubitz passa a tarefa a Wiesler, que monta uma estrutura em que Dreyman e sua namorada, a atriz Christa-Maria Sieland (Martina Gedeck), são vigiados 24 horas. Simultaneamente o ministro Hempf se interessa por Christa-Maria, passando a chantageá-la em troca de favores sexuais.

Direção: Uli Edel

Quando a polícia alemã violentamente reprime um protesto contra o governador do Irã, a popular jornalista Ulrike Meinhof (Martina Gedeck) larga sua família, depois de se frustrar com seu casamento, e junta-se ao anarquista radical Andreas Baader (Moritz Bleibtreu). Junto com a namorada de Baader e Gudrun Ensslin (Johanna Wokalek), eles formam a violenta facção"Red", cometendo um grande número de ataques terroristas para atingirem seus objetivos.

Direção: Dennis Gansel

Rainer é um professor a quem foi designada a tarefa de instruir seus estudantes de Ensino Médio sobre o Estado Autocrático durante uma sessão às lições longas. Um professor favorito entre as crianças, Rainer decide deixar seus alunos desenvolver o assunto e pede a eles que construam sua própria autocracia. No entanto, quando as crianças formam um Estado-nação similar com o da Alemanha nazista, os professores não sabem o que fazer.

Direção: Michael Haneke

Às vésperas da Primeira Guerra Mundial estranhos fatos assustam os moradores de uma pequena vila alemã que vive sob as ordens de um médico, um barão e um pastor. Sem sinais suspeitos, os incidentes parecem ser um ritual de punição e um jovem professor tenta desvendar os mistérios.


Tecnologia do Blogger.